Villa-Lobos in television drama

musical semantics and audiovisual poetics

Authors

  • Raphael Fernandes Lopes Farias Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163794

Keywords:

Villa-Lobos, Soap opera, Musical semantics, Imaginary, Media culture

Abstract

This article analyzes the uses of compositions by Brazilian Heitor Villa-Lobos in Brazilian soap operas. We start from the miniseries A Muralha and Hoje é dia de Maria; and the soup operas Amor eterno amor and A lei do amor, and the compositions used in these audiovisual works. Just as the use of symphonic repertoire is common in audiovisual productions, Villa-Lobos' work appears in these productions and proves to be efficient as a soundtrack. The characteristics of the composer's musical discourse were analyzed here in relation to novelas and tv series selected, supported by theory of topics and Philip Tagg's musematics. It is concluded that, due to its intrinsic characteristics, Villa-Lobos fits in well with audiovisual poetics, which is why it is present beyond concert halls - where it was originally conceived.

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Author Biography

  • Raphael Fernandes Lopes Farias, Universidade Paulista - UNIP

    Doutorando e Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista, ambos como bolsista CAPES. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos, com bolsa de Iniciação Científica e Licenciado em Música. Pesquisador do Centro de Estudos em Música e Mídia ? MusiMid e da rede REMEMORA - Rede Brasileira de Pesquisadorxs em Memória e Comunicação. Desde 2016, membro da organização dos Encontros Internacionais de Música e Mídia. Estudou piano clássico, participou de corais e atuou como professor em escolas livres, técnicas e de ensino regular. Tem se dedicado à pesquisa da "canção das mídias" no Brasil, especialmente nos anos 1940, 1950 e 1960 e suas relações com o cenário midiático da época; também, ao deslocamento e a ressignificação do repertório de concerto e das performances musicais na cultura midiática e suas implicações na paisagem sonora. Participou de projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq, como "Uma vereda tropical: a suave e morna batida do bolero memória e nomadismo da canção hispânica no Brasil" e "A canção romântica italiana: Paisagem sonora, consumo cultural e imaginário do Brasil nos anos de chumbo". Atualmente, participa do projeto "Sous le ciel de Paris: memória e nomadismo da canção francesa no Brasil", financiado pela FAPESP. Pesquisa as áreas de Música, Comunicação e Artes e suas intersecções.

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Audiovisuais:

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Amor, Eterno Amor. Autores: Maria Adelaide Amaral, Vilari Vincent. Direção: Denise Saraceni. Rio de Janeiro, Rede Globo, 2016-17.

Hoje é dia de Maria. Autores: Luiz Carvalho, Luís Fernando Abreu. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Rio de Janeiro, Rede Globo, 2005.

A Lei do Amor. Autora: Elizabeth Jhin. Direção: Luciana Oliveira, Roberta Richard, Fabio Strazzer e Paulo Ghelli. Rio de Janeiro, Rede Globo, 2012.

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Published

2019-12-21

How to Cite

Villa-Lobos in television drama: musical semantics and audiovisual poetics. (2019). Revista Música, 19(2), 231-243. https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163794