To be or not to be armorial: a virtual survey
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.189598Keywords:
Music, Armorial music, Ethnomusicology, Musicology, Popular cultureAbstract
The Armorial Movement was launched on October 18, 1970. Its objective was to create an authentically and “erudite” Brazilian art, based on the Iberian Baroque and popular cultures of the interior of Northeastern Brazil. It was led by Ariano Suassuna and composed of artists and intellectuals from the Northeast. After more than 50 years, its echoes continue to appear in various forms in the country's cultural, intellectual and artistic scenes. And music has been one of the expressions that stands out the most. Between 2015.2 and 2017.1 I did a research, with the aim of studying and analyzing the influences and repercussions of the armorial in current “Pernambucan” music. Among the methodological procedures, I carried out a questionnaire with listeners/receivers, to better understand the scope of armorial music and its echoes. The objective of this paper is to make this material available to the listeners, so that scholars and researchers can use it, as in the creative process the receiver is of fundamental importance.
Downloads
References
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt Bauman, Tradução Carlos Alberto Medeiros. 5. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
MERRIAM, Alan. The anthropology of music. Illinois: Northwestern University Press, 1964.
MORAES, Maria. Emblemas da Sagração Armorial: Ariano Suassuna e o Movimento Armorial 1970/76. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2000.
MORENO, Jean. Revisiting the concept of national identity In: RODRIGUES, Cristina Carneiro; DE LUCA, Tania Regina; GUIMARÃES, Valéria (orgs.). Brazilian identities: compositions and recompositions. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
NATTIEZ, Jean. O modelo tripartite de semiologia musical: o exemplo de La Cathédrale Engloutie, de Debussy. Texto da conferência de Introdução à semiologia musical lida pela primeira vez no II Encontro da ANPPOM. Debates 6, Porto Alegre, p. 7-39, 1987.
NÓBREGA, Ariana. A música no Movimento Armorial. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
OUVINTE 1. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, ago. 2016.
OUVINTE 2. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 3. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 4. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 5. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 6. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 7. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 8. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 9. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, out. 2016.
OUVINTE 10. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 11. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 12. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 13. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 14. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 15. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 16. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 5, out. 2016.
OUVINTE 18. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 6, out. 2016.
OUVINTE 19. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 6, out. 2016.
OUVINTE 20. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 6, out. 2016
OUVINTE 21. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 6, out. 2016.
OUVINTE 22. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 8, out. 2016.
OUVINTE 23. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 8, out. 2016.
OUVINTE 24. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, out. 2016.
OUVINTE 25. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, out. 2016.
OUVINTE 26. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 12, out. 2016.
OUVINTE 27. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 12, out. 2016.
OUVINTE 28. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 12, out. 2016.
OUVINTE 29. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 30. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 31. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 32. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 33. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 34. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 35. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 36. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 24, out. 2016.
OUVINTE 37. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 38. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 39. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 40. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 41. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 42. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 43. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 44. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 45. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 46. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 47. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 48. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 49. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 50. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 51. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 52. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 53. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 55. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 56. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 57. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 58. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 59. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 60. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 30, out. 2016.
OUVINTE 61. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 31, out. 2016.
OUVINTE 62. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 31, out. 2016.
OUVINTE 63. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 31, out. 2016.
OUVINTE 64. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 65. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 66. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 67. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 68. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 69. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 70. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 71. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 72. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 73. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 74. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 75. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 76. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 77. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 78. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 4, nov. 2016.
OUVINTE 80. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 81. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 82. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 83. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 84. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 85. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 86. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 87. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 9, nov. 2016.
OUVINTE 88. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 10, nov. 2016.
OUVINTE 89. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 10, nov. 2016.
OUVINTE 90. Questionário respondido para a autora. Facebook. Em 10, nov. 2016.
PINTO, Tiago. Som e música: questões de uma antropologia sonora. Revista de Antropologia, v. 44, n. 1. p. 221-286, 2001.
ULHÔA, Martha. Phillip Tagg entrevistado por Martha Ulhôa. Cadernos do Colóquio, p. 81-97, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Marília Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).