Musical Reproduction: A Dialogue on Musical Interpretation in Schönberg, Kolisch, and Adorno

Authors

  • Vinícius Benalia Penteado Universidade de São Paulo
  • Mario Videira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.192549

Keywords:

Schönberg, Kolisch, Adorno, Musical interpretation, Musical reproduction, Technical reproducibility

Abstract

This article proposes a dialogue between the musical interpretation theories of Arnold Schönberg, Theodor Adorno, and Rudolf Kolisch. In Schönberg's essays, we have the outlines of a theory that was never completed, as well as in the works about this theme of the two authors mentioned here. In this way, the present work is organized into three main parts: 1) the historical delimitation of the term musical reproduction; 2) the relationship between the performer and the work, addressing the issues of objectivity and subjectivity; and 3) a perspective of a definitive interpretive resolution of the work in question: the true reproduction and death of the work.

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Author Biographies

  • Vinícius Benalia Penteado, Universidade de São Paulo

    Graduando em regência pelo Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP e aluno de piano pela EMESP - Escola de Música do Estado de São Paulo, fazendo parte da classe de piano do Prof. Dr. Luiz Guilherme Pozzi. Pesquisa a área de estética musical, em especial o campo da performance, estudando a filosofia do intérprete musical. É bolsista FAPESP pela pesquisa Reprodução musical: a influência benjaminiana no pensamento musical de Theodor Adorno (2021-2022), sob orientação do Prof. Dr. Mário Videira. Como pianista, foi finalista do Concurso Guiomar Novaes de Piano (2020 e 2021), finalista do Festival Almeida Prado de Piano (2021) e primeiro lugar no XXX Concurso de Piano Souza Lima (2021), além de ter participado de diversas masterclasses e recitais.

  • Mario Videira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Professor Livre-Docente em Estética Musical (2019) pela ECA/USP. Possui graduação em Música (2001) e em Filosofia (2008) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Musicologia (2004) pela Universidade Estadual Paulista, sob orientação da Profa. Dra. Lia Tomás, doutorado em Filosofia (2009) pela Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Marco Aurélio Werle. Publicou o livro “O Romantismo e o Belo Musical” (2006), pela Editora Unesp, além de diversos artigos em revistas especializadas. Como bolsista CNPq/DAAD realizou estágio de pesquisa (doutorado-sanduíche) na Eberhard-Karls Universität Tübingen, sob orientação do Prof. Dr. Manfred Frank (2007-2008). Publicou a primeira tradução em língua portuguesa do livro “Berg: Mestre da Transição Mínima”, do filósofo alemão Theodor W. Adorno (Ed. Unesp). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da ECA/USP por duas gestões (2013-2017 e 2019-2021), recebeu o Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa na USP (2019).

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Published

2021-12-17

How to Cite

Musical Reproduction: A Dialogue on Musical Interpretation in Schönberg, Kolisch, and Adorno. (2021). Revista Música, 21(2), 235-252. https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.192549

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