Jdanov, Brecht, Eisler e a Questão do Formalismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v8i1/2.59978Abstract
O presente artigo pretende estudar o debate em torno do formalismo a partir do discurso de Jdanov, com a leitura dos posicionamentos de Brecht e de Eisler, e, neste último caso, comparando sua postura antes e depois de Jdanov. Esta análise visa a uma melhor compreensão das adversidades que não só Eisler, mas boa parte dos compositores residentes nos países do bloco soviético, enfrentaram a partir das conseqüências do discurso de Jdanov, que determinaria as diretrizes gerais e a linha dominante da histórica Conferência dos Representantes da Música Soviética junto ao Comitê Central do Partido Comunista da URSS, em Moscou, janeiro de 1948.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
1997-12-12
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 1997 Rubens Ricciardi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
Jdanov, Brecht, Eisler e a Questão do Formalismo. (1997). Revista Música, 8(1-2), 169-205. https://doi.org/10.11606/rm.v8i1/2.59978