Imaginação Musical, Melancolia e Gota na Filosofia de Girolamo Cardano
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.114586Palabras clave:
Girolamo Cardano, musica humana, música e medicinaResumen
Girolamo Cardano (1501-1576) ainda não atraiu a atenção acadêmica merecida por sua teoria sobre a coincidência entre a música, a medicina e a matemática. Como teórico musical e médico, Cardano frequentemente se concentra em fenômenos que considera ser os mais sutis e difíceis de entender. Entre estes, encontra-se a doutrina platônica sobre o poder da música ao influenciar o corpo e a alma humanos. Este artigo explora a interpretação desta doutrina específica, aprofundando-se em sua recepção da medicina galênica, da tradição da musica humana e especialmente da teoria da mágica musical de Marsilio Ficino. Além disto, trata da crítica de Julius Caesar Escalígero (1484-1558) a respeito da concepção de Cardano acerca da relação entre música e a alma. A despeito das diferenças de opinião, Ficino, Cardano e Escalígero pertencem ao mesmo universo discursivo, cujos contornos podem ser entendidos através da análise desta polêmica.
Descargas
Referencias
Fontes Primárias
BOETHIUS. De Institutione Musicali. In: CALVIN M. Bower em Claude V. Palisca (edição inglesa), Fundamentals of Music (New Haven et al.: Yale U.P., 1989).
ESCALÍGERO, Júlio César. Exotericarum exercitationum li- bri XV de subtilitate ad Hieronymum Cardanum, Frankfurt a. M., 1592.
Hieronymi Cardani Mediolensis opera omnia (facsimile-ui- tgave van de Sponius-uitgave, Lyon, 1663; Stuttgart-Bad Cannstatt: Frommann, 1966; online editie: http:// lolinux. dipa lo.unimi.it/Cardano/testi/opera.html).
PLATO. Politeia. traduzida por Gerard Koolschijn. Amsterdam: Athenaeum-Polak & Van Gennep, 1975.
Literatura Secundária
FIELD, Judith V. The relation between geometry and algebra: Cardano and Kepler on the regular heptagon’, In: Girolamo Cardano: Philosoph, Naturforscher, Arzt, Eckhard Kessler (ed.). Wiesbaden: Harrassowitz Verlag, 1994, p. 219-242.
FIERZ, Markus. Girolamo Cardano, 1501-1576: Physician, Natural Philosopher, Mathematician, Astrologer, and Interpreter of Dreams. Boston et al.: Birkhäuser, 1983.
GOUK, Penelope. (ed.) Musical Healing in Cultural Contexts. Aldershot [etc.]: Ashgate, 2000.
GRAFTON, Anthony. Cardano’s cosmos: the worlds and works of a Renaissance astrologer. Cambridge, Mass.: Harvard UP, 1999.
HORDEN, Peregrine (ed.), Music as Medicine: The History of Music Therapy Since Antiquity. Aldershot [etc.]: Ashgate, 2000.
KÜMMEL, Werner F. Musik und Medizin: ihre Wechselbeziehungen in Theorie und Praxis von 800 bis 1800. Freiburg [Breisgau] [etc.]: Alber, 1977.
MACLEAN, Ian. The interpretation of natural signs: Cardano’s De subtilitate versus Scaliger’s Exercitationes. In: Brian Vickers (ed.), Occult and Scienti c Mentalities in the Re- naissance. Cambridge: Cambridge U.P., 1984, p. 231-252.
______________. Cardano’s Eclectic Psychology and its Critique by Júlio César Escalígero’. In: Vivarium 46.3. (2008), pp. 392-417.
MILLER, Clement A., Writings on music / Hieronymus Cardanus. [S.l.]: American Institute of Musicology, 1973.
PRINS, Jacomien. Marsilio Ficino: hemelreiziger en geneesheer. In: Harmonisch labyrint, Prins en Teeuwen (eds.). Hilversum: Verloren, 2007, p. 77-94.
SIRAISI, Nancy G. The clock and the mirror: Girolamo Cardano and Renaissance medicine. Princeton, N.J.: Princeton University Press, 1997.
_______________. History, Medicine, and the Traditions of Renaissance Learning. Ann Arbor: Univ. of Michigan Press, 2007.
VERBEKE, Gerard. L’Évolution de la Doctrine du Pneuma: Du Stoicisme à S. Augustin: Étude Philosophique. Paris [etc.]: Desclée De Brouwer [etc.], 1945.
WALKER, D.P. Spiritual and Demonic Magic from Ficino to Campanella. Kopie Pennsylvania: The Pennsylvania state U.P., 2000, primeira edição 1958
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Jacomien Prins
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).