A resolução de appoggiaturas e acciaccaturas na "Sonata para Violoncelo" RV 44, de Antonio Vivaldi
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.115259Palabras clave:
Ornamentação, Música Barroca, Baixo Cifrado, Violoncelo, Antonio VivaldiResumen
A sonata para violoncelo em lá menor RV44, de Antonio Vivaldi, figura dentro do catálogo do compositor fora do cânone habitual de suas seis sonatas, sendo ela, por vezes, conhecida como a “sétima” sonata. Devido ao fato de não ter sido publicada, a sonata não conta em nenhum de seus manuscritos ou primeiras edições com a cifragem da linha de baixo contínuo, deixando abertas várias questões de extrema relevância para a interpretação da obra. Dente essas questões, abordamos aqui as definições de appoggiatura e de acciaccatura, identificando suas ocorrências e discutindo a discrepância de definições referentes à sua realização, principalmente a partir de Leopold Mozart.
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Derechos de autor 2014 William Teixeira da Silva, André Micheletti
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