Apresentação: Música e relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v24i1.229346Palabras clave:
Música e RacialidadeResumen
Ao racializar o mundo a modernidade europeia fragmenta, classifica e hierarquiza corpos e saberes, produzindo processos coloniais de extrativismo e apropriação cultural marcados pela violência extrema que sustenta o racismo e as lógicas anti-negritude, que se mantém ativos até os dias de hoje, alicerçados por uma falaciosa ficção de superioridade branca. Uma suposta superioridade que invalida percepções de mundo que não se enquadram nos excludentes padrões da cosmovisão branca, moderna, ocidental e cis-hétero-patriarcal. A produção de conhecimento musical é parte integrante deste processo. Por um lado, reiterando as narrativas coloniais e os mitos originários da superioridade branca, como a pureza da herança grego-romana, ou então, pelo uso fruto direto do espólio escravista para sustentação de contextos de práticas musicais na Europa e nos territórios colonizados. Por outro lado, a produção de conhecimento musical foi também um importante vetor na construção de processos de reorganização política e de preservação dos legados culturais no contexto da diáspora africana e dos povos originários nas Américas. Ao manter vivas as suas tradições musicais, indissociáveis de valores espirituais, políticos, éticos e estéticos, tais populações construíram possibilidades de enfrentamento cultural aos processos de desumanização do colonialismo europeu.
Descargas
Referencias
Gomes, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
Queiroz, Luis Ricardo Silva. Currículos criativos e inovadores em música: proposições decoloniais. In: Educação musical: diálogos insurgentes. Organizado por Viviane Beineke. São Paulo: Hucitec, 2023.
Pinho, Osmundo. Cativeiro: antinegritude e ancestralidade. Salvador: Segundo Selo, 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Eduardo Guedes Pacheco, Felipe Merker Castellani
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).