A Notação Gregoriana: Gênese e Significado

Autores/as

  • Lorenzo Mammì Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61749

Resumen

A interação contínua entre composição, notação e interpretação parece ser uma característica própria da música ocidental, a partir da era cristã. Tanto a notação musical antiga quanto a maior parte das notações extra-européias utilizam notações alfabéticas, em analogia com a escrita. Os manuscritos musicais gregorianos a partir do século VIII, e os bizantinos, que remontam mais ou menos ao mesmo período, são os primeiros exemplos de notações baseadas sobre critérios totalmente diferentes, que  não encontram paralelos imediatos fora da esfera musical. É necessário então analisar a natureza desses critérios, e sua  funcionalidade em relação aos princípios musicais correntes na época.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lorenzo Mammì, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Musicólogo e Professor Doutor do Departamento de Música da ECA/USP

Referencias

APEL, W. "The Earliest Polyphonic Composition and its Theoretical Background". Revue Beige de Musicologie, 1957, pp. 129-137.

APEL, W. La notazione delia musica polifonlca. Firenze, Sansoni, 1984; tit. or.: Die Notation der polyphonen Musik. 900-1600 (1957).

CARDINE, E. Primeiro Ana de Canto Gregoriano e Semiologia Gregoriana. São Paulo, Pallas Athena-Attar, 1989; tit. or.: Premiere Annee de Chant Gregorien e Semiologie Gregorienne, 1970.

DOUTZARIS, P. "La Rythrnique dans la Poesie et la Musique des Grecs Anciens". Revue de Etudes Crees, XLVII (1934), pp. 297-345.

GALLO, F. A. II Medioevo II, vol. 2 de "Storia delia Musica" da Societa Italiana di Musicologia, Turim, EDT, 1981 (1977).

HOEG, C. "La Theorie de la Musique Byzantine". Revue de Etudes Grecques XXXV (1922), pp. 321-334.

HUCKE, H. ''Towards a New Historical View of Gregori an Chant", em Journal of American Musicological Society XXXIII (1980), 3, pp. 437-467.

PARRISH, C. G. The Notation of Medieval Music. New York, Pendragon Press, 1978 (1950).

REESE, G. La Musica nel Medioevo. Milao, Rusconi, 1990; tit. or.: Music in the Middle Ages, 1940.

SACHS, C. La Musica nel Mondo Antico. Firenze, Sansoni, 1981; tit. or.: The Rise of Music in the Ancient World. East and West, 1943.

SUNOL, G. M. Introduction a la Paleographic Musicale Gregorienne. Paris, Desclee, 1935; tit. or.: Iniroduccio a la Paleografia Musical Gregoriana, 1925.

TREITLER,H. "The Early History of Music Writing in the West". Joumal of American Musicological Society XXXV (1982),2, pp. 237-279.

WELLESZ, E. A History of Byzantine Music and Hymnography. Oxford, Clarendon Press, 1961 (1949).

Publicado

1999-12-06

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

A Notação Gregoriana: Gênese e Significado. (1999). Revista Música, 10, 21-50. https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61749