Notícias

Chamada de Trabalhos 
Vol. 25, N. 1, 2025
Prazo para submissão de trabalhos: 10 de maio de 2025

 

Dossiê Temático:
Reverberações do som em outras artes: narrativas permeáveis

Editoras Convidadas: Ana Luisa Fridman (Departamento de Música-USP) e Liliane Benetti (Departamento de Artes Visuais-USP)

 

A Revista Música da USP convida a todas/es/os a contribuírem com o dossiê Reverberações do som em outras artes: narrativas permeáveis. Serão aceitos trabalhos de pesquisa (artigos, ensaios, resenhas e traduções) que apontem para a colaboração, saberes e diálogos que nascem da integração da música com outras artes. Os trabalhos podem abarcar relações diversas entre as artes, tendo por foco principal as transformações conceituais, históricas, formativas e artísticas que derivam das conversas entre a música e as demais áreas de artes, tais como as artes visuais, as artes sonoras, o teatro, o cinema, a dança e a literatura. Serão aceitas apenas submissões diretamente relacionadas ao tema "Reverberações do som em outras artes: narrativas permeáveis”. Abaixo sugerimos algumas linhas temáticas para enquadramento dos trabalhos, os quais poderão se relacionar com mais de uma linha apresentada:

  • Música e Artes Visuais: relações conceituais e confluências entre movimentos de vanguarda, contaminações entre a arte e a vida pela expansão de materiais visuais e sonoros.
  • Música e Dança: estudos sobre a corporeidade, fisicalidade e tecnologia, iniciativas artísticas e formativas da atualidade.
  • Música e Teatro: transformações das sonoridades da cena sob perspectivas históricas, iniciativas contemporâneas a partir do teatro musical e decolonialidades sonoras em cena.
  • Música e Literatura: estudos sobre a poesia, sobre a canção e demais expressões que envolvam a literatura e suas permeabilidades com o fazer musical.
  • Música e Cinema: aspectos históricos e técnicos sobre a construção de trilhas sonoras, gravação e produção musical para cinema e sonoridades do cinema nacional.
  • Música e materiais de expressão: repetição, colagem, acaso e improviso em diálogo entre as artes.
  • Empréstimos e ressonâncias: confluências entre música e outras artes na experiência brasileira.
  • Arte sonora: articulações entre escutas, espaços e sonoridades.