Aperfeiçoamento e Capacitação em Performance Musical: estratégias de trabalho na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.186430Palavras-chave:
Pedagogia da performance, Performance musical, Práticas psicofísicas, Oboé, PandemiaResumo
O presente trabalho apresenta as estratégias adotadas pela classe de oboé da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) durante a pandemia. Essas atividades fazem parte do Projeto de Capacitação e Aperfeiçoamento em Performance Musical, criado em 2018. O projeto tem como objetivo fomentar atividades que contribuam para o desenvolvimento integral da performance de instrumentistas e cantores brasileiros. Nas duas primeiras edições do projeto foram realizadas mais de 50 ações cujo foco principal foram os aspectos psicofísicos da performance através de workshops sobre Yoga, Tai-Chi Chuan, Meditação e Psicologia da Performance, além de recitais em diferentes espaços da cidade de João Pessoa. Em 2020, devido às restrições de isolamento social impostas pela pandemia de COVID-19, todas as atividades do projeto foram adaptadas ao formato remoto, com o intuito de mantermos "atividades de resistência" que pudessem contribuir para a motivação e desenvolvimento dos estudantes de música no Brasil. Apesar de todas as adversidades, o projeto foi expandido e contou com a colaboração de músicos de diversas instituições musicais brasileiras e internacionais e a participação de pessoas de todo o mundo.
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