Diversidade religiosa: o motor da desconfessionalização do ensino religioso em escolas confessionais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i142p127-144Palavras-chave:
Escolas confessionais, Diversidade religiosa, Valores, Desconfessionalização do ensino religiosoResumo
Este estudo analisa a presença da diversidade religiosa em escolas confessionais de elite no Brasil investigando como essa diversidade se manifesta em seus valores e programas pedagógicos. A pesquisa se baseia em dados do Censo Escolar e informações coletadas nos portais de 18 escolas confessionais tradicionais dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Através de técnicas de data science, a pesquisa extraiu informações dos Censos (2007-2023) e sobre a abordagem da diversidade religiosa dos sites e documentos das escolas. O estudo busca compreender se a inclusão da diversidade religiosa nas propostas pedagógicas das escolas confessionais contribui para a desconfessionalização do ensino religioso. Os resultados mostram que, apesar da liberdade ideológica garantida pela legislação, essas escolas enfrentam pressões do Estado e da sociedade para promover o respeito às diferenças.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26/jul./24.
JÚNIOR, R. S. de F.; MOREIRA, L. L. dos P.; CORRÊA, R. G. “A percepção da laicidade entre professores de ensino religioso de orientação neopentecostal em escolas confessionais de Belém”. Davar Polissêmica, v. 17, n. 2, 2023, pp. 407-22.
MONTERO, P. “Da liberdade religiosa ao pluralismo: a diversidade como valor no ensino religioso escolar no Paraná”. Horizontes Antropológicos, v. 29, n. 65, 2023.
MUNHOZ, J. N. Entre estudos e rezas: alunos não confessionais no Colégio Arautos do Evangelho e Colégio Adventista de Cotia – SP. Tese de doutorado. São Paulo, PUC-SP, 2012.
SANTOS, S. F. “O perfil do professor de ensino religioso da educação infantil e anos iniciais”. Revista Lusófona de Ciência das Religiões, v. 120, 2007, pp. 149-57.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |