Diversidade religiosa: o motor da desconfessionalização do ensino religioso em escolas confessionais

Autores

  • Dirceu André Gerardi Fundação Getúlio Vargas. Escola de Direito de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i142p127-144

Palavras-chave:

Escolas confessionais, Diversidade religiosa, Valores, Desconfessionalização do ensino religioso

Resumo

Este estudo analisa a presença da diversidade religiosa em escolas confessionais de elite no Brasil investigando como essa diversidade se manifesta em seus valores e programas pedagógicos. A pesquisa se baseia em dados do Censo Escolar e informações coletadas nos portais de 18 escolas confessionais tradicionais dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Através de técnicas de data science, a pesquisa extraiu informações dos Censos (2007-2023) e sobre a abordagem da diversidade religiosa dos sites e documentos das escolas. O estudo busca compreender se a inclusão da diversidade religiosa nas propostas pedagógicas das escolas confessionais contribui para a desconfessionalização do ensino religioso. Os resultados mostram que, apesar da liberdade ideológica garantida pela legislação, essas escolas enfrentam pressões do Estado e da sociedade para promover o respeito às diferenças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dirceu André Gerardi, Fundação Getúlio Vargas. Escola de Direito de São Paulo

    Pós-doutorando na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26/jul./24.

JÚNIOR, R. S. de F.; MOREIRA, L. L. dos P.; CORRÊA, R. G. “A percepção da laicidade entre professores de ensino religioso de orientação neopentecostal em escolas confessionais de Belém”. Davar Polissêmica, v. 17, n. 2, 2023, pp. 407-22.

MONTERO, P. “Da liberdade religiosa ao pluralismo: a diversidade como valor no ensino religioso escolar no Paraná”. Horizontes Antropológicos, v. 29, n. 65, 2023.

MUNHOZ, J. N. Entre estudos e rezas: alunos não confessionais no Colégio Arautos do Evangelho e Colégio Adventista de Cotia – SP. Tese de doutorado. São Paulo, PUC-SP, 2012.

SANTOS, S. F. “O perfil do professor de ensino religioso da educação infantil e anos iniciais”. Revista Lusófona de Ciência das Religiões, v. 120, 2007, pp. 149-57.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Edição

Seção

Dossiê Religião e Escola

Como Citar

GERARDI, Dirceu André. Diversidade religiosa: o motor da desconfessionalização do ensino religioso em escolas confessionais. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 142, p. 127–144, 2024. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i142p127-144. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/227960.. Acesso em: 21 nov. 2024.