Educação física libertadora: contribuições da teologia da libertação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138060Palavras-chave:
Religião, Teologia da libertação, Educação físicaResumo
As preocupações com o sentido último da existência humana têm feito parte da nossa história. As teologias tradicionais têm associado tais preocupações à alienação das pessoas às realidades de suas vidas. O movimento chamado Teologia da Libertação surgiu como reação a essa teologia vigente, acreditando somente ser possível o desenvolvimento e realização das potencialidades históricas humanas, se esse ser humano for livre: consciente das possibilidades reais existentes e esforçar-se por realizá-las; numa sociedade também livre e participatória. A Teologia do Corpo, segmento da Teologia da Libertação, diverge da tradicional teologia do "espírito", ou desencarnada, que compreende o ser humano como sublime manifestação espiritual, apesar do corpo ou da sua corporeidade. Assim, a Educação Física somente conseguirá cumprir a sua função de organizar sistematicamente os movimentos humanos se for livre, enquanto instituição, e permitir o acesso de pessoas livres, com a intenção da mais plena realização do ser humano. A Educação Física Libertadora, proposta deste trabalho, vem a ser, então, uma contribuição para a orientação teórica do profissional em Educação Física que tenha, também, preocupações teológicas, ou com o sentido último de existência, numa perspectiva libertadoraDownloads
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Publicado
1992-06-20
Edição
Seção
Não Definida
Como Citar
Educação física libertadora: contribuições da teologia da libertação. (1992). Revista Paulista De Educação Física, 6(1), 41-52. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138060