Variáveis que influenciam na escolha de uma agência de turismo no público de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i1p85-102Palabras clave:
agência de turismo, comportamento do consumidor, tomada de decisão.Resumen
O segmento turístico tem passado por profundas transformações, dentre estas, a chamada "desintermediação". Saber o que leva o consumidor a escolher uma agência dentre outras, ou comprar direto dos fornecedores turísticos é um fator importante para a sobrevivência desse tipo de organização. O artigo tem por objetivo identificar esses motivos entre o público universitário. Para a elaboração do instrumento de coleta foi realizado um levantamento qualitativo inicial, a fim de identificar as variáveis que o consumidor considera mais relevantes, as quais foram utilizadas para estruturar um questionário em escala Likert de 5 pontos. Foi aplicada uma pesquisa de corte transversal com 150 alunos de uma instituição de ensino. Identificou-se que a maioria dos entrevistados considera o atendimento como fator mais importante na escolha de uma agência. A análise fatorial mostrou que a propensão de desintermediação é mais relevante entre os mais jovens e entre as pessoas que viajam com mais freqüência.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-05-01
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
AZEVEDO, Maurício Sanitá de; SPERS, Eduardo Eugênio; FARAH, Osvaldo Elias. Variáveis que influenciam na escolha de uma agência de turismo no público de estudantes universitários. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 85–102, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i1p85-102. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14143.. Acesso em: 17 jun. 2024.