Customer-Based Brand Equity de Destinos Turísticos: um estudo sobre Foz do Iguaçu-PR, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i1p166-186Palabras clave:
gestão de marcas de destinos turísticos, valor de marca de destinos turísticos do ponto de vista do consumidor, marcas.Resumen
Este trabalho tem por objetivo mensurar o valor de marca de destinos turísticos de acordo com a percepção do consumidor/turista. Para tanto, como contexto empírico do estudo foi realizado um survey na localidade turística de Foz do Iguaçu com 286 casos válidos. Quatro dimensões foram analisadas, sendo elas: o conhecimento de marca, a lealdade à marca, a qualidade percebida e os atrativos turísticos do destino em análise. Os resultados sugerem a existência de dois grupos distintos na amostra: (1) um grupo com percepção altamente positiva da localidade, chamado de “fascinados”, e (2) um grupo com percepção média ou indiferente quanto ao objeto de estudo, chamado de “indiferentes”. O valor percebido da marca do destino Foz do Iguaçu demonstrou ser diferente entre os grupos de turista, mas reforçou a necessidade de se explorar a imagem dos atrativos naturais da localidade, em prol da disseminação do conhecimento do destino perante os diferentes públicos.Descargas
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Publicado
2012-04-17
Número
Sección
Artículos
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Cómo citar
TELES, Maria Isabel; FRANCISCO, Eliane Cristine; PRADO, Paulo Muller. Customer-Based Brand Equity de Destinos Turísticos: um estudo sobre Foz do Iguaçu-PR, Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 1, p. 166–186, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i1p166-186. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/52416.. Acesso em: 19 oct. 2024.