Imagens de destinações turísticas: uma análise crítica do material promocional da Prefeitura da cidade do Recife
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i3p36-55Palavras-chave:
imagem de destinações, turismo, cidade do Recife.Resumo
A relevância das imagens para o processo de escolha das destinações é, há décadas, reconhecida pelos estudiosos do turismo. No Brasil, entretanto, ainda são incipientes os estudos nesta área. A escolha das imagens que compõem o material promocional de uma destinação deve ser feita com um embasamento teórico, fundamentado em um modelo de mensuração da imagem de destinações. Para a realização deste trabalho foi escolhido o modelo de Echtner e Ritchie (1991), a fim de se analisarem as imagens utilizadas nas campanhas promocionais oficiais da cidade do Recife nos anos de 2001, 2002 e 2003. Verifica-se que as imagens sele cio nadas pela prefeitura não englobam todas as dimensões do modelo usado como referencial para este estudo; poucas fotos apresentam o astral, a áurea do Recife, especialmente quando se trata de imagens peculiares, singulares, da capital pernambucana.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.