Docentes com licenciatura em teatro na Educação Básica: dados quantitativos de 2022 das escolas públicas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i2p6-29Palavras-chave:
Ensino de teatro, Licenciatura, Censo escolar, Pedagogia das Artes Cênicas, Arte na escolaResumo
Este artigo compartilha parte dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2022 sobre a quantidade de docentes que atuam nas escolas públicas do Brasil, em diferentes regimes de contratação, com licenciatura em Artes, Artes Visuais, Música, Dança e Teatro – com o recorte analítico na formação em Teatro. Na análise dos dados, compara-se o número total de todas as áreas de conhecimento no Brasil com a área de Teatro, o que demonstra que a quantidade de docentes de Teatro se mostra ínfima. Esse baixo número pode levar a um eventual desaparecimento dos docentes de Teatro diante das políticas neoliberais de educação. Além disso, atesta-se a discrepância na efetivação de docentes de Teatro em comparação às Artes Visuais.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL. Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008. Dispõe sobre o censo anual da educação. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 3, 7 abr. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2016.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996.
CRUVINEL, T.; SILVEIRA, T. F. Um ensino ilustrativo de teatro: raça, gênero, sexualidade e classe social em livros didáticos. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, 2023. No prelo.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Básica 2022. Brasília, DF: Inep, 2022.
MENDONÇA, C. S. Teatro na Escola Pública: um DIREITO. Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, ano 19, n. 35, p. 8-24, nov. 2015. Disponível em: http://www.ppgac.tea.ufba.br/wp-content/uploads/2016/03/GIPE-CIT-N35-2015.pdf#page=9. Acesso em: 16 mar. 2023.
REDE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE. Novo Ensino Médio e indução de desigualdades escolares na rede estadual de São Paulo [Nota Técnica]. São Paulo: REPU, 2 jun. 2022. Disponível em: www.repu.com.br/notas-tecnicas. Acesso em: 26 maio 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tiago de Brito Cruvinel, Túlio Fernandes Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.