Desvendando o consumo ritualístico dos bailes de debutante

Autores

  • Stephanie Duarte Estéban Universidade de São Paulo
  • Olga Maria Coutinho Pépece Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i1p23-35

Palavras-chave:

Ritual, Consumo, Comportamento do consumidor, Baile de debutante

Resumo

Este estudo buscou identificar os pressupostos que compõem o baile de debutante, um consumo repleto de significados que movimenta grandes cifras econômicas e a respeito do qual a pesquisa sobre o consumidor carece de conhecimento. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, realizou-se a análise de conteúdo para interpretação dos dados. O estudo permitiu identificar que o baile de debutante na contemporaneidade tem como principal motivação a ostentação do poder aquisitivo da família da aniversariante e busca não mais um casamento para a jovem, mas aumentar suas redes de contatos.

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Biografia do Autor

  • Stephanie Duarte Estéban, Universidade de São Paulo
    Advogada formada pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrado em Administração pelo programa de pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Olga Maria Coutinho Pépece, Universidade Estadual de Maringá
    Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado e doutorado em Administração com ênfase em Comportamento do Consumidor pela Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta do programa de pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2018-01-15

Como Citar

ESTÉBAN, Stephanie Duarte; PÉPECE, Olga Maria Coutinho. Desvendando o consumo ritualístico dos bailes de debutante. Signos do Consumo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 23–35, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v10i1p23-35. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/129369.. Acesso em: 21 dez. 2024.