“Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i1p82-93Palavras-chave:
Consumo masculino, Moda masculina, Estetização, Subjetividade, Antropologia do consumo, Identidades, Cultura material, DecadentismoResumo
A partir de uma breve análise do caráter “maldito” atribuído ao consumo, este artigo se propõe a investigar a relação entre sujeito e objeto no consumo de moda e lifestyle, tomando por base duas fontes de leitura distintas: a obra clássica do Decadentismo (a crítica ao fin-de-siècle nos idos de 1800) Às avessas, de Joris-Karl Huysmans, e o clássico da antropologia contemporânea Trecos, troços e coisas, de Daniel Miller. O texto propõe uma análise do personagem Jean des Esseintes, um dândi consumidor devotado a uma estetização da vida, ante a visão de cultura material proposta na teoria de Miller, em que as coisas são “resgatadas” de sua superficialidade para uma ontologia própria que interage e transforma as pessoas.Downloads
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Publicado
2018-01-15
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Seção
Artigos
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Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.
Como Citar
RAINHO, Hélio Ricardo Marino. “Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo. Signos do Consumo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 82–93, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v10i1p82-93. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/140226.. Acesso em: 21 dez. 2024.