Shopping at Shein: viralization of running consumption via the internet

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i2e215700

Keywords:

sustainability, digital platform, shein, fast-fashion

Abstract

This article aims to contextualize consumerism and the possibility of increased disposal of garments in the environment resulting from the media action of digital content by fashion influencers in the face of Shein's fast-fashion acquisitions. This is a basic, qualitative and descriptive research, outlined by a bibliographical research - from the theoretical basis that touches the media content related to the purchase of garments that are produced from the perspective of fast-fashion. Through the intentional sample, the influencers’ rampant consumption was observed to reach the virality of media content about the acquisition of clothing items to contribute to entertainment, through actions shared by the influencers in the receptive audiovisual videos.

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Author Biographies

  • José Heitor da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Mestrando em Design de Moda e Vestuário pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Bacharel em Design de Moda pela mesma instituição (2021). Intercâmbio com foco em Moda e Criação na The Swedish School of Textiles (2019). Experiência como empresário júnior na Inventório EJDM (Empresa Júnior de Design e Moda) CEART/Udesc (2017-2018). Experiência profissional com foco em Moda e Design (criação de produtos, coleção de moda, processos criativos, modelagem, marketing, corte/costura). Atualmente, micro e pequeno empreendedor (MEI) com a marca Estudio José Heitor. Artigo científico e coleção de moda autoral como trabalho de formação acadêmica – Coleção Pipa: Estudos dos processos criativos da construção do design têxtil e das formas/volumes criados em um corpo. 

  • Lucas da Rosa, UDESC

    Doutor em Design (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista lato sensu em Moda: Criação e Produção (2002) e mestrado em Educação e Cultura (2005), ambos pela Udesc. Bacharel em Ciências Econômicas (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente professor efetivo na Udesc, trabalhando no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). Experiência no setor de Moda, com ênfase na Tecnologia do Vestuário, trabalhando principalmente na concepção e desenvolvimento de produtos. Desenvolvimento de ações de extensão em parceria com a Associação Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), com sede em Blumenau (SC).

  • Icléia Silveira, UDESC

    Doutora em Design (2011) pela PUC-Rio. Mestra em Engenharia da Produção (2003) pela UFSC. Especialista em Desenho Industrial, Estilismo e Modelagem de Moda (1992) pela Udesc; em Atualização para Docentes de Nível Superior (1980) pela UFSC; e em Geografia e Desenvolvimento Regional e Urbano (1978) pela UFSC. Licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. Atualmente professora do quadro efetivo de docentes do curso de bacharelado em Moda e do PPGModa, ambos da Udesc. Membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia (Udesc/CNPq). Membro do conselho editorial da revista ModaPalavra e-periódico (Udesc). Membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem). Coordenadora do Laboratório de Tecnologia do Vestuário e Economia Criativa (LaCRIAT), da Udesc.

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Published

2023-12-27

How to Cite

Shopping at Shein: viralization of running consumption via the internet. Signos do Consumo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. e215700, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v15i2e215700. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/215700.. Acesso em: 13 may. 2024.