A função da teoria e crítica literária em ambientes de ensino: a contribuição de Antonio Candido
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i35.151500Palavras-chave:
Antonio Candido, literatura, ensino, formação docenteResumo
Diante da importante contribuição de Antonio Candido para os estudos teóricos e críticos acerca da Literatura Brasileira, este artigo busca reler algumas de suas obras centrais a fim de perceber nelas, a partir de seu princípio analítico, uma proposta sólida para a formação e a atuação de professores de Literatura. Ao problematizarmos a função da teoria crítica e literária em ambientes de ensino e formação docente, verificou-se como o desenvolvimento teórico realizado por Candido contribui muito para a prática de ensino da Literatura, pois possibilita o aprofundamento nas camadas textuais e de significado das obras, tão necessário para a efetiva aproximação às obras de arte literária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Daniele dos Santos Rosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









