LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i35.154922Palavras-chave:
Antonio Candido, ensino de literatura, crítica literáriaResumo
A morte de Antonio Candido, no ano de centenário de seu nascimento, trouxe para o meio acadêmico alguns caminhos para a revisão da obra deste que foi um dos maiores intelectuais que o país já teve. O propósito deste artigo é tecer algumas reflexões acerca da relação da obra de Antonio Candido com o ensino de literatura, buscando em diferentes textos o lastro do professor e do crítico, que discreta e tenazmente, volveu sua ação, nas salas de aulas e nos textos, para o entendimento das complexidades humanas representadas na literatura, por meio de uma prática pedagógica implicadora do papel social de seu público, os futuros professores.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 2000.
CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas, 2006.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Ática, 1999.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Itatiaia, 1997 (v.1)
CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades/ Ed. 34, 2002.
CANDIDO, Antonio. Conversa cortada: a correspondência entre Antonio Candido e Ángel Rama. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: EDUSP, 2018.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ana Crélia Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).