A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NUMA PERSPECTIVA HUMANÍSTICA

Autores

  • Sandra Helena Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Eliene da Silva Dias Universidade Estadual do Piauí
  • Diogenes Buenos Aires de Carvalho Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i35.154949

Palavras-chave:

literatura, sociedade, humanização, Antonio Candido

Resumo

O presente artigo buscou refletir sobre a literatura e seu caráter humanizador no contexto da sociedade, fazendo uma abordagem usando o pensamento do crítico Antônio Candido acerca da relação entre literatura e sociedade, considerando que o homem vive mergulhado nos conflitos da vida cotidiana. O aporte teórico se centrou nas contribuições de Antônio Candido dentre outros teóricos que compartilham desse pensamento. Por fim, nessa perspectiva, verificou-se o papel social e o caráter emancipatório e reflexivo da literatura, contribuindo de maneira eficaz como objeto de humanização do homem que entra em contato com essa estética literária.

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Biografia do Autor

  • Sandra Helena Oliveira, Universidade Federal do Piauí

    Mestranda do programa de Pós- graduação em Letras pela UFPI, atualmente é professora da educação básica de ensino técnico e tecnológico do IFPI, desenvolve pesquisas nas áreas de literatura espanhola e portuguesa, com o foco voltado para a teoria do espaço ficcional. É membra do Núcleo de Pesquisa em Literatura Contemporânea (NUPLIC) da UFPI: http://lattes.cnpq.br/6492036762086456

  • Eliene da Silva Dias, Universidade Estadual do Piauí

    Mestranda do programa de Pós- graduação em Letras pela UESPI, atualmente é professora da educação básica do estado do Piauí- Seduc, desenvolve pesquisas nas áreas de literatura, leitura. http://lattes.cnpq.br/1627116452471096

  • Diogenes Buenos Aires de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí

    Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação em Letras e no Mestrado Acadêmico em Letras. Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI. Editor-chefe do periódico eletrônico Letras em Revista (UESPI/https://ojs.uespi.br/index.php/ler), Coordenador do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL (www.gtllij.com.br) e integrante da RELER.  Rede de Estudos Avançados em Leitura (Cátedra UNESCO de Leitura) Instituto Interdisciplinar de Leitura - PUC Rio), Coordenador do Grupo de Pesquisa Literatura, Leitura e ensino (CNPq/UESPI). Membro do corpo editorial dos seguintes periódicos: FRONTEIRAZ, EntreLetras (Online), Carta CEPRO, Tecnia (Lima), Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), Textura (Canoas), Signo (UNISC. Online), Literatura em Debate (URI), Kalíope (PUCSP), Nome - Revista de Letras (UFG), Cadernos do Aplicação (UFRGS), Signos (Lajeado), e Pesquisa em Foco (0103-5762). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Estética da Recepção, Literatura infantil e juvenil, Adaptação literária, Formação do leitor, Ensino de literatura, Letramentos literário e digital. 

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Publicado

2019-07-10

Como Citar

OLIVEIRA, Sandra Helena; DIAS, Eliene da Silva; CARVALHO, Diogenes Buenos Aires de. A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NUMA PERSPECTIVA HUMANÍSTICA. Via Atlântica, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 253–265, 2019. DOI: 10.11606/va.v0i35.154949. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154949.. Acesso em: 26 nov. 2024.