Pepetela. O cão e os caluandas. São Paulo: Kapulana, 2019
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i38.173033Palavras-chave:
Lieratura angolana, Oceano índico, Moçambique, Literatura-mundial, João Paulo Borges CoelhoResumo
Este trabalho consiste em uma resenha do romance O cão e os caluandas, do escritor angolano Pepetela, que ganhou edição brasileira em 2019 pela editora Kapulana. O texto procura ler o romance à luz de sua proximidade com o testemunho e do seu hibridismo linguístico.
Downloads
Referências
BAHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
CHAVES, Rita. Pepetela: romance e utopia na história de Angola. Via Atlântica/USP, São Paulo, n. 2, jul. 1999.
CHAVES, Rita. O passado presente na Literatura Africana. Via Atlântica/USP, São Paulo, n. 7, p. 146-161, out. 2004.
CHIZIANE, Paulina. O canto alegre das perdizes. Alfragide-PT: Caminho, 2012.
CUNHA, Euclides. Um paraíso perdido: ensaios, estudos e pronunciamentos sobre a Amazônia. Organização de Leandro Tocantins. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
CUSACK, Igor. Performance and the Mobilization of Identity in Pepetela’s Lueji: O Nascimento de um Império. Portuguese Studies, Cambridge, v. 25, n. 2, p. 169-181, 2009.
LEITE, Ana Mafalda. As literaturas africanas e formulações pós-coloniais. Lisboa: Colibri, 2003.
MATA, Inocência. Epistemologias do “colonial” e da descolonização linguística: uma reflexão a partir de África. Gragoatá, Niterói, v. 24, n. 48, p. 208-226, jan.-abr. 2019.
PEPETELA. Mayombe. Rio Tinto: ASA, 1989.
PEPETELA. O cão e os caluandas. São Paulo: Kapulana, 2019.
PEPETELA. Lueji: o renascimento de um império. Lisboa: Dom Quixote, 2003.
PEPETELA. Sua excelência de corpo presente. São Paulo: Kapulana, 2020a.
PEPETELA. O quase fim do mundo. São Paulo: Kapulana, 2020b.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
VIEIRA, José Luandino. Luuanda. Luanda: Mzila, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Larissa Costa da Mata
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).