Um modo de ler sob o viés da interculturalidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v25.n2.2025.210079Palavras-chave:
leitura literária, interculturalidade, literaturas de língua portuguesaResumo
O objetivo desta reflexão é demonstrar a relação entre a leitura literária e a interculturalidade, por meio da leitura de obra africana de língua portuguesa Terra sonâmbula, de Mia Couto. O modelo de leitura intercultural de Margarida Morgado e Maria Natividade Pires (2010) ancorou a análise da obra a fim de indicar a representação da diversidade (personagens) e das relações com a diversidade (personagens e espaço). Assim, após a análise, destacaram-se alguns aspectos relevantes para evidenciar tal relação como a alteridade, a cultura, a história e a diversidade possibilitando a fruição e ampliando os horizontes de leitura.
Downloads
Referências
ABDALA JR., Benjamin. Literatura, história e política: literaturas de língua portuguesa no século XX. 3. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2017.
BONNICI, Thomas. Teoria e crítica pós-colonialistas. In: BONNICI, Thomas; OSANAZOLIN, Lucia (org). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3.ed. Maringá. Eduem, 2009.
CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.
CAVACAS, Fernanda. Mia Couto: um moçambicano que diz Moçambique em português. 1. ed. Lisboa: Clássica Editora, 2015.
COUTO, Mia. Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
COUTO, Mia. O fio das missangas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
DEVIDES, Michelle Mittelstedt. Leitura literária e interculturalidade: experiências na formação do leitor de ensino médio técnico. Tese de doutorado – Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Faculdade de Ciências e Letras. Assis, 2022. Disponível em: file:///D:/Usu%C3%A1rio/Documents/VIDA%20PROFISSIONAL/Artigos%202023/TESE_Michelle%20Mittelstedt%20Devides_2022.pdf
MORGADO, Margarida; PIRES, Maria Natividade. Educação intercultural e literatura infantil: vivemos num mundo sem esconderijos. Lisboa: Edições Colibri, 2010.
LEITE, Ana Mafalda. Oralidades & escritas pós-coloniais: estudo sobre literaturas africanas. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.
SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro, 3.ed., Martins Fontes Editores, São Paulo, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Michelle Mittelstedt Devides

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).