Um modo de ler sob o viés da interculturalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v25.n2.2025.210079

Palavras-chave:

leitura literária, interculturalidade, literaturas de língua portuguesa

Resumo

O objetivo desta reflexão é demonstrar a relação entre a leitura literária e a interculturalidade, por meio da leitura de obra africana de língua portuguesa Terra sonâmbula, de Mia Couto. O modelo de leitura intercultural de Margarida Morgado e Maria Natividade Pires (2010) ancorou a análise da obra a fim de indicar a representação da diversidade (personagens) e das relações com a diversidade (personagens e espaço). Assim, após a análise, destacaram-se alguns aspectos relevantes para evidenciar tal relação como a alteridade, a cultura, a história e a diversidade possibilitando a fruição e ampliando os horizontes de leitura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michelle Mittelstedt Devides, Instituto Federal do Mato Grosso

    Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), mestrado em Letras pela Universidade de Marília (2015) e Doutorado em Letras pela UNESP - Assis (2022). Atualmente é professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do IFMT - Campus Primavera do Leste. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura; literaturas africanas de língua portuguesa; interculturalidade.

Referências

ABDALA JR., Benjamin. Literatura, história e política: literaturas de língua portuguesa no século XX. 3. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2017.

BONNICI, Thomas. Teoria e crítica pós-colonialistas. In: BONNICI, Thomas; OSANAZOLIN, Lucia (org). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3.ed. Maringá. Eduem, 2009.

CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.

CAVACAS, Fernanda. Mia Couto: um moçambicano que diz Moçambique em português. 1. ed. Lisboa: Clássica Editora, 2015.

COUTO, Mia. Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

COUTO, Mia. O fio das missangas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

DEVIDES, Michelle Mittelstedt. Leitura literária e interculturalidade: experiências na formação do leitor de ensino médio técnico. Tese de doutorado – Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Faculdade de Ciências e Letras. Assis, 2022. Disponível em: file:///D:/Usu%C3%A1rio/Documents/VIDA%20PROFISSIONAL/Artigos%202023/TESE_Michelle%20Mittelstedt%20Devides_2022.pdf

MORGADO, Margarida; PIRES, Maria Natividade. Educação intercultural e literatura infantil: vivemos num mundo sem esconderijos. Lisboa: Edições Colibri, 2010.

LEITE, Ana Mafalda. Oralidades & escritas pós-coloniais: estudo sobre literaturas africanas. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro, 3.ed., Martins Fontes Editores, São Paulo, 2003.

Downloads

Publicado

2025-04-28

Como Citar

DEVIDES, Michelle Mittelstedt. Um modo de ler sob o viés da interculturalidade. Via Atlântica, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 228–250, 2025. DOI: 10.11606/va.v25.n2.2025.210079. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/210079.. Acesso em: 18 jun. 2025.