Palavras de cura para regressar à enseada do rio: uso performativo da palavra como prática decolonial em Ellen Lima
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v25.n2.2025.215438Palavras-chave:
Ellen Lima, pensamento de fronteira, práxis decolonial, gramática de reparaçãoResumo
O português preserva a história da violência colonial contra os corpos não brancos e as línguas e epistemologias que esses corpos-memória guardam. Esta é também a língua que constrói narrativas sobre conquistas e descobertas de territórios e missões civilizadoras para subjugar povos que já habitavam esses espaços. Partindo do pensamento decolonial, explora-se o uso performativo e artístico da palavra poética em poemas de Ellen Lima que escreve em Tupi Antigo e em português. Argumenta-se que a sua escrita performativa assenta numa gramática decolonial que pode configurar caminhos de reparação. A praxis decolonial desafia a violência colonial que a língua portuguesa silencia.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Djaimilia Pereira. Luanda, Lisboa, Paraíso. Lisboa: Companhia das Letras, 2018
APPIAH, Kwame Anthony. Cosmopolitanism: Ethics in a World of Strangers. Nova Iorque, Londres: W.W. Norton Company, 2006.
CARDINA, Miguel. O atrito da memória - Colonialismo, guerra e descolonização no Portugal contemporâneo. Lisboa: Tinta da China, 2023.
HENRIQUES, Isabel Castro. Roteiro Histórico de uma Lisboa Africana. Séculos XV-XXI. Lisboa: Edições Colibri, 2021.
LIMA, Ellen. Ixé Ygara Voltando Pra’Y’Kûá (sou canoa voltando pra enseada do rio). Pontevedra: Urutau, 2021.
LIMA, Erica Gonçalves. ReAntropofagia na poética de Graça Graúna. Rio de Janeiro, 2022. Monografia (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Against War: Views from the Underside of Modernity. Durham: Duke University Press, 2008.
MBEMBE, Achille. Necropolitics. Trad. Libby Meintjes. Public Culture, 15(11), 2003, pp.10-40. doi:10.1215/08992363-15-1-11
MELLO, Manuela Bezerra de e VAZ, Wladimir. Volta para tua Terra - Uma Antologia antirracista/Antifascista de Escritoras Estrangeiras em Portugal. Volume 2: Prosa. Pontevedra: Urutau, 2022.
MELLO, Manuela Bezerra de e VAZ, Wladimir. Volta para tua Terra - Uma Antologia antirracista/Antifascista de Poetas Estrangeirxs em Portugal. Pontevedra: Urutau, 2021.
MIGNOLO, Walter D. e WALSH, Catherine E. Durham: Duke University Press, 2018.
MIGNOLO, Walter D. Desafios decoloniais hoje. Revista Epistemologias do Sul, 1(1), 2017, p.12–32. https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/772
MIGNOLO, Walter D. Epistemic Disobedience and the Decolonial Option: A Manifesto. Transmodernity: Journal of Peripheral Cultural Production of the Luso-Hispanic World, 1(2), 2011, p.44-66.
PENNOCK, Caroline Dodds. On Savage Shores: How Indigenous Americans discovered Europe. Nova Iorque: Alfred A. Knopf, 2023.
QUIJANO, Aníbal 1992 [1989]. Colonialidad y modernidad/racionalidade. H. Bonilla (comp.): Los conquistados. 1492 y la población indígena de las Américas. 437-448. Equador: Libri Mundi / Tercer Mundo Editores.
ROTHBERG, Michael. Multidirectional Memory: Remembering the Holocaust in the Age of Decolonization. Stanford: Stanford University Press, 2009.
ROLDÃO, Cristina, Pereira, José Augusto e Varela, Pedro. Tribuna Negra. Origens do movimento negro em Portugal (1911-1933). Lisboa: Tinta da China, 2023.
SILVA, Lucas Augusto da (2021). Antologia Poética da Imigração Lusófona. Barreiro: Kotter Editorial.
SIMAS, Luiz António; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: A ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.
THIONG’O, Ngũgĩ wa. Decolonizing the Mind: The Politics of Language. Londres: James Currey, Ltd; Nairobi: Heinemann Quénia; Portsmouth: Heinemann educational Books Inc. 1986.
TINHORÃO, José Ramos. Os Negros em Portugal. Uma presença silenciosa. Lisboa: Caminho, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Margarida Rendeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Dados de financiamento
-
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Números do Financiamento PTDC/LLT-LES/0858/2021