Moz Slam e as novas dinâmicas da poesia falada em Moçambique no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v25.n2.2025.215816

Palavras-chave:

Moz slam, Moçambique, poetry slam, slam da Guilhermina

Resumo

Dos Estados Unidos para o mundo, as competições de poetry slam estabelecem regras para apresentações de poesia falada e dinamizam um circuito internacional que proporciona encontros entre poetas de distintas realidades. O presente artigo toma a competição moçambicana Moz Slam para apresentar e discutir as dinâmicas de produção, circulação e recepção deste formato da poesia falada que vem ganhando adesão, sobretudo, entre jovens artistas. O artigo destaca a presença de mulheres no Moz Slam e no Slam da Guilhermina durante os slams online em tempos de Pandemia e baseia-se em entrevistas realizadas em Maputo com poetas e produtores culturais envolvidos na cena slam moçambicana e no monitoramento das redes sociais destes eventos desde 2018. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Miriane Peregrino, Universität Zu Köln

    Doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil) e mestre e especialista em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Brasil). Entre 2017 e 2018 realizou Estágio de Pesquisa na Universidade Agostinho Neto, (UAN, Angola). No mesmo período, também atuou nos centros culturais brasileiros de Angola e Moçambique promovendo ações do seu projeto de incentivo à leitura e comunicação popular, “Literatura Comunica!”, contemplado com o Prêmio Todos Por Um Brasil de Leitores (2015) e o Prêmio Culturas Populares (2018), ambos do então Ministério da Cultura. Entre 2019 e 2020 foi assistente de pesquisa do Romanisches Seminar da Universität Mannheim (Uni-Mannheim, Alemanha) e atualmente é pesquisadora visitante no Portugiesisch-Brasilianisches Institut da Universität Zu Köln (Uni-Köln, Alemanha).

Referências

ALCALDE, Emerson (Org). Slam da Guilhermina: oito ponto zero. São Saulo, 2021.

ALCALDE, Emerson (Org). Slam da Guilhermina: nove ponto zero. São Saulo, 2023.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

CAPELA, Féling. Entrevista à DW, 2013. Disponivel em: https://www.dw.com/pt-002/poetry-slam-a-poesia-de-todos-para-todos/audio-16741185 . Acesso: 02.05.2023.

CASIMIRO, Isabel Maria. Paz na Terra, Guerra em Casa: feminismos e organizações de mulheres em Moçambique. Série Brasil & África-Coleção Pesquisas 1, Pernambuco: Editora da UFPE: 2014, 376p.

D’ALVA, Roberta Estrela. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça – o poetry slam entra em cena. Synergies Brésil, n. 9, p. 119-126, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

HEINTZE, Beatrix. A lusofonia no interior da África Central na era pré-colonial. Um contributo para a sua história e compreensão na actualidade. Cadernos de Estudos Africanos, 7/8, 2005.

OSUMARE, Halifu. The Africanist Aesthetic in Global Hip-Hop: Power Moves. Nova York: Palgrave Macmillan, 2007.

[AUTORA]. A literatura exposta em grito: a poetry slam. Eutomia Revista de Literatura e Linguística do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, Ano XI, V. 1, n. 25, dezembro 2019, Pernambuco: UFPE, p. 229-248.

[AUTORA]. Poetry Slam em tempos de coronavírus. Relatório de pesquisa. Portugiesisch-Brasilianisches Institut, Universität zu Köln, Alemanha, 2021.

[AUTORA]. Qual o papel da oralidade Africanana poética dos slammers? Cadernos Textos e Debates NUER/UFSC, v. 22, 2021, p. 10-37.

[AUTORA]. XITHOKOZELO, uma tradição oral africana. Entrevista com Alvim Cossa. Revista Diálogos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Nacional Timor Lorosa’e. N. 6, 2021. p. 305-315.

[AUTORA]. Poesia sem fronteiras: Joice Zau, poeta angolana, é a campeã do Slam BR 2021. Por Dentro da África. 5 de outubro de 2021.

[AUTORA]. Luanda e Maputo oralidades em transito. Universidade Eduardo Mondlane. Webseminar, 2021.

PINHEIRO, M.G.; MARQUES, A.C.S.; [AUTORA]. A poesia imigrante campeã do Festival Portugal Slam entre 2019 e 2022. Revista Terceira Margem, v. 27, n. 51, jan./abr. 2023, p. 181-204.

ROSÁRIO, Lourenço Joaquim da Costa. A narrativa africana de expressão oral: transcrita em português. Lisboa: instituto da Cultura e Língua Portuguesa, 1989.

ZITA, Lorna. Raízes e gritos. 2023. (prelo)

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2025-04-28

Edição

Seção

Dossiê 46: Literatura de Mulheres: Memórias, Periferias e Resistências no Espaço

Como Citar

PEREGRINO, Miriane. Moz Slam e as novas dinâmicas da poesia falada em Moçambique no século XXI. Via Atlântica, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 177–199, 2025. DOI: 10.11606/va.v25.n2.2025.215816. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/215816.. Acesso em: 17 jun. 2025.