Uma casa-nação assombrada: Conceição Lima e a nação pós-colonial de São Tomé e Príncipe
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v25.n2.2025.219454Palavras-chave:
fantasmagoria, memória, casa, Conceição Lima, São Tomé e PríncipeResumo
Apoiando-se na compreensão histórica do conceito de fantasmagoria e interagindo com perspectivas críticas sobre fantasmas, este artigo argumenta que o cronótopo da “casa assombrada” pode servir como uma alegoria valiosa para retratar a nação pós-colonial. A análise centrar-se-á no estudo do caso específico de São Tomé e Príncipe e nas representações deste arquipélago africano como uma casa espectral habitada por diferentes espíritos e fantasmas. Explorará a forma como as noções de violência, resistência, pertença e herança são articuladas discursivamente nos escritos da poetisa são-tomense Conceição Lima. Defendo que este contexto, em que um país se debate com preocupações históricas relacionadas com o colonialismo e os seus legados, faz dos fantasmas não apenas símbolos metafóricos, mas também sujeitos políticos, capazes de desenvolver regimes alternativos de conhecimento e historicidade que revelam uma sociedade são-tomense profundamente fracturada e ainda assombrada (tanto figurativa como literalmente) pelas consequências do colonialismo.
Downloads
Referências
ANTUNES, Elisa (real.). Universidade Aberta - Entre Nós [Em linha]: entrevista a Conceição Lima. 1 prog. Vídeo. Tecnóloga Helena Leão. Lisboa: Universidade Aberta, 2004, 26 min., 38 seg.
APPADURAI, Arjun. Spectral Housing and Urban Cleansing: Notes on Millennial Mumbai. Public Culture, v. 12, n. 3, p. 627-651, 2000. https://doi.org/10.1215/08992363-12-3-627
AUCHTER, Jessica. The Politics of Haunting and Memory in International Relations. London and New York: Routledge, 2014.
BERTHET, Marina. Reflexões sobre as roças em São Tomé e Príncipe. Est. Hist., v. 25, n. 50, p. 331-351, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/RGKP3N4W94qtvWWLGyPJ5cc/. Acesso em: 12 jul 2023.
BERTHET, Marina. São Tomé e Príncipe: reflexões sobre alguns aspectos de sua história agrícola no pós-independência. Estudos Ibero-Americanos, v. 42, n. 3, p. 961-986, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view/23107. Acesso em: 15 jun 2023.
BLANCO, María Pilar, PEEREN, Esther (eds.). (2013). The Spectralities Reader. Ghosts and Haunting in Contemporary Cultural Theory. Nova Iorque e Londres: Bloomsbury, 2013.
BUSE, Peter; STOTT, Andrew (eds.). Ghosts. Deconstruction, Psychoanalysis, History. Londres e Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 1999.
BUTLER, Judith. Precarious Life: The Powers of Mourning and Violence. Londonand New York: Verso, 2004.
BUTLER, Judith. Frames of War: When is Life Grievable? London and New York: Verso, 2009.
CARDINA, Miguel. Sujeito Implicado: Um conceito a explorar. Memoirs newsletter, n. 82, 4 janeiro 2020. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/89042. Acesso em: 20 set 2023.
CASTAÑO, Joana. The Island in Conceição Lima’s Poetry. Journal of Lusophone Studies, v. 1., n. 1, p. 25-36, 2016. Disponível em: https://jls.apsa.us/index.php/jls/article/view/34. Acesso em: 15 set 2023.
CEITA, Maria Nazaré. A Curadoria Geral dos Serviçais e Colonos (S. Tomé e Príncipe 1875/1926). Vila Nova de Famalicão: Editorial Novembro, 2021.
DAVIS, Colin. Haunted Subjects. Deconstruction, Psychoanalysis and the Return of the Dead. Cham: Palgrave Macmillan, 2007.
DERRIDA, Jacques. Spectres de Marx. L’État de la dette, le travail du deuil et la nouvelle Internationale. Paris: Éditions Galilée, 1993.
DEVETAK, Richard. The Gothic scene of international relations: ghosts, monsters, terror and the sublime after September 11. Review of International Studies, n. 31, p. 621–643, 2005. https://doi.org/10.1017/S0260210505006662
EYZAGUIRRE, Pablo. Small Farmers and Estates in São Tomé. PhD diss., Universidade de Yale, 1986.
FALCONI, Jessica. Entre a Casa e a Praça: Língua, Memória e Identidade na poesia de Conceição Lima. Teia Literária, 3, 125-139, 2009.
FALCONI, Jessica. A língua de Conceição Lima: um novo país da palavra. In RIBEIRO, Margarida Calafate; JORGE, Sílvio Renato (eds.). Literaturas insulares: leituras e escritas de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe. Porto: Edições Afrontamento, 2011, p. 185-196.
FALCONI, Jessica. Narrativa visual e pós-memória: o caso do docudrama Contract, de Guenny Pires. Configurações, n. 17, p. 167-179, 2016. https://doi.org/10.4000/configuracoes.3289
GONÇALVES, Élen Rodrigues; PEREIRA, Prisca Agustoni de Almeida. A metapoética de home na obra de Conceição Lima. IPOTESI, v. 21, n. 1, p. 28-45, 2017. https://doi.org/10.34019/1982-0836.2017.v21.19431
GORDON, Avery. Ghostly Matters. Haunting and the Sociological Imagination. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.
HENRIQUES, Isabel Castro. São Tomé e Príncipe: a invenção de uma sociedade. Lisboa: Vega, 2000.
HUDSON, Martyn. Ghosts, Landscapes and Social Memory. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2017.
JACKSON, Richard. The ghosts of state terror: knowledge, politics and terrorism studies. Critical Studies on Terrorism, v. 1, n. 3, p. 377-392, 2008. https://doi.org/10.1080/17539150802515046
JOSEPH-VILAIN, Mélanie; MISRAHI-BARAK, Judith (eds.). Postcolonial Ghosts. Montpellier: Presses universitaires de la Méditerranée, 2009.
KEESE, Alexander. Bloqueios no Sistema: elites africanas, o fenómeno do trabalho forçado e os limites da integração no Estado colonial português, 1945-1974. In JERÓNIMO, Miguel Bandeira (ed.). O império colonial em questão (sécs. XIX-XX): poderes, saberes e instituições. Lisboa: Edições 70, 2012, p. 223-249.
LAWTHER, Cheryl. Haunting and transitional justice: On lives, landscapes and unresolved pasts. International Review of Victimology, v. 27, n. 1, p. 3–22, 2021. https://doi.org/10.1177/0269758020945144
LIGGINS, Emma. The Haunted House in Women’s Ghost Stories. Gender, Space and Modernity, 1850–1945. Cham: Palgrave Macmillan, 2020.
LIMA, Conceição. O Útero da Casa. Lisboa: Editorial Caminho, 2004.
LIMA, Conceição. A Dolorosa Raiz do Micondó. Lisboa: Editorial Caminho, 2006.
LIMA, Conceição. O País de Akendenguê. Lisboa: Editorial Caminho, 2011.
LIMA, Conceição. O País de Akendenguê & Quando Florirem Saçambás no Tecto do Pico. Estugarda: Delta, 2021.
MADDERN, Jo Frances; ADEY, Peter. Editorial: spectro-geographies. Cultural Geographies, v. 15, n. 3, p. 291-295, 2008. https://doi.org/10.1177/1474474008091328
MATA, Inocência. Emergência e existência de uma literatura: o caso santomense. Lousã: ALAC, 1993.
MATA, Inocência. Diálogo com as ilhas: sobre cultura e literatura de São Tomé e Príncipe. Lisboa: Edições Colibri, 1998.
MATA, Inocência. A prosa de ficção são-tomense: a presença obsidiante do colonial. Revista de Filologia Românica, p. 207-244, 2001.
MATA, Inocência. Apresentação. In LIMA, Conceição, O Útero da Casa. Lisboa: Caminho, 2004, p. 11-15.
MATA, Inocência. Polifonias insulares. Cultura e literatura de São Tomé e Príncipe. Lisboa: Edições Colibri, 2010.
MBEMBE, Achille. Life, Sovereignty and Terror in the Fiction of Amos Tutuola. Research in African Literatures, v. 34, n. 4, p. 1-26, 2003. 10.2979/ral.2003.34.4.1
NASCIMENTO, Augusto. S. Tomé e Príncipe no século XIX: um esboço de interpretação das mudanças sociais. In ALEXANDRE, Valentim (ed.), O império africano. Séculos XIX e XX. Lisboa: Edições Colibri, 2000, p. 95-116.
PEEREN, Esther. The Spectral Metaphor. Living Ghosts and the Agency of Invisibility. London/New York: Palgrave Macmillan, 2014.
PIERCE, Seth. A Theory of Spectral Rethoric. The World between the Worlds. Cham: Palgrave Macmillan, 2021.
POTTS, John. Rough Justice and Buried Country: Australian Ghosts. In JOSEPH-VILAIN, Mélanie; MISRAHI-BARAK, Judith (ed.), Postcolonial Ghosts. Montpellier: Presses universitaires de la Méditerranée, 2009, p. 113-124.
RAHIMI, Sadeq. The Hauntology of Everyday Life. Cham: Palgrave Macmillan, 2021.
RIBEIRO, Margarida Calafate. Património da palavra: o nome, a casa, a ilha. In RIBEIRO, Margarida Calafate; JORGE, Sílvio Renato (ed.), Literaturas Insulares. Leituras e Escritas. Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe. Porto: Edições Afrontamento, 2011, p. 197-206.
RODRIGUES, Inês Nascimento. Espectros de Batepá. Memórias e narrativas do “Massacre de 1953” em São Tomé e Príncipe. Porto: Afrontamento, 2018a.
RODRIGUES, Inês Nascimento (2018b). Descolonizar a fantasmagoria. Uma reflexão a partir do ‘Massacre de 1953’ em São Tomé e Príncipe. Revista Crítica de Ciências Sociais, 115, p. 29-50, 2018b. https://doi.org/10.4000/rccs.6954
RODRIGUES, Inês Nascimento. CTS and Postcolonial Hauntings: Performing Violent Pasts in São Tomé and Príncipe. In MARTINI, Alice; SILVA, Raquel da (ed.), Contemporary Reflections on Critical Terrorism Studies. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2023, p. 227-244.
RODRIGUES, Inês Nascimento; CARDINA, Miguel. Who is the combatant? A diachronic reading based on Cape Verde and São Tomé e Príncipe. In CARDINA, Miguel (ed.), The Portuguese Colonial War and the African Liberation Struggles: Memory, Politics, and Uses of the Past. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2023, p. 177-191.
ROTHBERG, Michael. The Implicated Subject. Beyond Victims and Perpetrators. Stanford: Stanford University Press, 2019.
SANTO, Armindo de Ceita do Espírito. História de São Tomé e Príncipe. Da descoberta a meados do século XIX. Lisboa: Edições Colibri, 2021.
SEIBERT, Gerhard. Camaradas, Clientes e Compadres. Colonialismo, Socialismo e Democratização em São Tomé e Príncipe. Lisboa: Vega, 2002.
SEMEDO, Carla Indira. Mobilidades e territórios impensáveis. Contranarrativas e afetos de cabo-verdianos nas roças de São Tomé e Príncipe. Revista De Antropologia, v. 64, n. 1, e184478, 2021. https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2021.184478
VALVERDE, Paulo. Carlos Magno e as artes da morte: estudo sobre o Tchiloli da ilha de São Tomé. Etnográfica, v. 2, n. 2, p. 221-250, 1998.
VALVERDE, Paulo. Máscara, mato e morte: textos para uma etnografia de São Tomé. Oeiras: Celta Editora, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Inês Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Dados de financiamento
-
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Números do Financiamento PTDC/LLT-LES/0858/2021