Nas malhas do Império: história, literatura, mulheres e exclusão
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i12.50079Palavras-chave:
literatura, exclusão, história, mulheresResumo
Este artigo parte do tema literatura e exclusão para analisar a longa exclusão das mulhers como sujeitos históricos na história portuguesa e os seus reflexos na literatura. No artigo é feita uma análise sumária dessa situação na literatura, com especial leitura da literatura contemporânea e em ´particular de Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta, e da pintura de Paula Rego, em que se denuncia a discriminação, ao mesmo tempo que se assinala a ruptura de uma situação com a espessura de séculos.
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Margarida Calafate Ribeiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).