As literaturas de língua portuguesa no ensino básico: breve reflexão
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i18.50750Palavras-chave:
diversidade cultural e educação, literaturas africanas de língua portuguesa, literatura afro-brasileiraResumo
Este trabalho pretende fazer uma reflexão sobre o ensino das literaturas de língua portuguesa colocadas em confronto, avaliando de que maneira a atividade literária insere-se na discussão de nacionalidade, de identidade, de pluralidade e de diversidade. Ao incluirmos a voz das culturas periféricas, apontamos não só para uma narratologia crítica de transformação e remodelação dos cânones, como também para reavaliações culturais de narrativas que foram marginalizadas e que persistem nas franjas ou nos interstícios da sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Rosângela Sarteschi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).