As literaturas de língua portuguesa no ensino básico: breve reflexão

Autores

  • Rosângela Sarteschi Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i18.50750

Palavras-chave:

diversidade cultural e educação, literaturas africanas de língua portuguesa, literatura afro-brasileira

Resumo

Este trabalho pretende fazer uma reflexão sobre o ensino das literaturas de língua portuguesa colocadas em confronto, avaliando de que maneira a atividade literária insere-se na discussão de nacionalidade, de identidade, de pluralidade e de diversidade. Ao incluirmos a voz das culturas periféricas, apontamos não só para uma narratologia crítica de transformação e remodelação dos cânones, como também para reavaliações culturais de narrativas que foram marginalizadas e que persistem nas franjas ou nos interstícios da sociedade.

Downloads

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

SARTESCHI, Rosângela. As literaturas de língua portuguesa no ensino básico: breve reflexão. Via Atlântica, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 133–146, 2010. DOI: 10.11606/va.v0i18.50750. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50750.. Acesso em: 14 mar. 2025.