A leitura de livros na escola: um retrato das práticas existentes no ensino básico do Québec
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98629Keywords:
leitura, livros, QuébecAbstract
A leitura de livros no contexto escolar é hoje uma prática corrente – mas quais são as condições nas quais os professores procedem à escolha dos livros e das atividades relacionadas às leituras? Este artigo apresenta um retrato da situação nas escolas do Québec, única província francófona do Canadá. Os dados apresentados provêm de uma vasta enquete realizada junto a mais de seiscentos professores dos últimos ciclos da escola primária (Fundamental I) e dos dois ciclos do ensino secundário (Fundamental II). Como as instruções oficiais do ministério são pouco restritivas, as obras escolhidas variam enormemente de uma escola para outra, o que não permite supor a construção de uma base de cultura comum mediante a leitura das mesmas obras por todos os alunos da província. Enfim, as atividades propostas para as leituras são ainda pouco inovadoras, em particular no ensino secundário.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Olivier Dezutter
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).