Novas representações literárias do amor entre mulheres como projeto político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i41.190328

Palavras-chave:

literatura brasileira, discurso amoroso, poesia

Resumo

Ao pensar a enunciação do amor, faz-se importante notar como e a quais personagens literários tal comunicação costuma ser atribuída. O discurso amoroso na literatura foi geralmente enunciado por personagens masculinos e brancos. A lacuna em relação ao discurso amoroso feito por personagens femininas torna-se maior quando são personagens negras e lésbicas. No presente artigo busca-se analisar como noções de amor como indefinível, inexplicável e incontrolável se repetem no campo da poesia e da prosa e como textos com recorte de gênero, orientação sexual e raça podem modificar a enunciação do amor para algumas personagens. Para isso será analisado o poema “Lundu”, (2017) do livro homônimo de Tatiana Nascimento, em contraste com outros textos de nossa literatura. 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudiana Gois dos Santos, Universidade de São Paulo

    Atua na área da Educação como Professora de Ensino Fundamental II e Médio pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Mestranda no programa de Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2001.

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Record, 1998.

AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. Porto Alegre: L & PM Pocket, 2015.

AZEVEDO, Álvares. Noite na Taverna & Lira dos Vinte Anos. Rio Grande do Sul: Edelbra, 2000.

BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. São Paulo: UNESP, 2018.

BUTLER, Octávia. Kindred: Laços de Sangue. São Paulo: Morro Branco, 2017.

CANDIDO, Antonio. Estímulos da criação literária. In: __________. Literatura e Sociedade: Estudos de Teoria e História da Literatura. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CYNTRÃO, Sylvia Helena. O lugar da poesia brasileira contemporânea: um mapa da produção. Ipotesi–Revista De Estudos Literários UFJF, Juiz de Fora, vol. 12, no 2, p. 83-92, 2008. Disponível em: O lugar da poesia brasileira contemporânea: | IPOTESI – REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS (ufjf.br). Acesso em 13 mar 2022.

DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, nº 26, p. 13-71, 2005.

FREIRE, Marcelino. Amar é crime. Rio de Janeiro: Record, 2015.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira. In: GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afrolatinoamericano, 1.ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020, pp. 75-92.

HILST, Hilda. Do desejo. São Paulo: Globo, 2004.

hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2020.

KILOMBA, Grada. Descolonizando o conhecimento, 2016. (101 min.), son., color. Legendado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iLYGb Xenyx S & t=6sA: Descolonizando o Conhecimento - YouTube >. Acesso em: 03 ago. 2021

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação. 1.ª ed., Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LISPECTOR, Clarice. O Corpo. In: Lispector, Clarice. A via crucis do corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p.21-8.

NASCIMENTO, Tatiana. Cuírlombismo literário: poesia negra LGBTQI desorbitando o paradigma da dor. São Paulo: N-1, 2019.

NASCIMENTO, Tatiana. Lundu, 2.ª ed. Brasília: Padê editorial, 2017.

PEREIRA, Stefania et al. Tradução: Manifesto do Coletivo Combahee River. Plural, v. 26, n. 1, p. 197-207, 2019.

PLATÃO. O Banquete. São Paulo: Editora 34, 2019. 1.ª reimpressão.

RIOS, Cassandra. Eu sou uma lésbica. 2.a ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2006.

ROUGEMONT, Dennis de. O amor e o Ocidente. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

QUIANGALA, Anne Caroline. Acessar o afrofuturismo. São Paulo: N-1, 2020.

RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica & outros ensaios. Rio de Janeiro: A Bolha. 2019.

RIOS, Cassandra. Eu sou uma lésbica. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2006.

SOUZA, José Cavalcante de. As grandes linhas da estrutura do Banquete. In: PLATÃO. O Banquete. São Paulo: Editora 34, 2019. 1.ª reimpressão. p.189-249.

SOUZA, Waldson Gomes de Afrofuturismo: o futuro ancestral na literatura brasileira contemporânea. 112 p. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura). Universidade de Brasília. Brasília: 2019b. https://repositorio.unb.br/handle/10482/35472.

SILVA JÚNIOR, Jonas Alves da. Doces modinhas pra Iaiá, buliçosos lundus pra Ioiô: poesia romântica e música popular no Brasil do século XIX. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-230 82007-135330/pt-br.php.

TIBURI, Márcia. A política sexual da casa. In: Gilman, Charlotte Perkins. O papel de parede amarelo. 1.ª ed. Rio de Janeiro: 2016. p.5-10.

TRUTH, Sojourner. E eu não sou uma mulher?. In: Histórias Afro-atlânticas, vol. 2. São Paulo: MASP, 2018, pp. 43-4.

Downloads

Publicado

2022-07-28

Edição

Seção

Dossiê 41: Margens do Atlântico em Português

Como Citar

SANTOS, Claudiana Gois dos. Novas representações literárias do amor entre mulheres como projeto político. Via Atlântica, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 253–289, 2022. DOI: 10.11606/va.i41.190328. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/190328.. Acesso em: 30 dez. 2024.