Universidade de São Paulo
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP
Preâmbulo
O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo abre inscrições para o Edital 2024 de publicação dos periódicos da USP, em caráter excepcional, uma vez que ainda se encontra em andamento o Edital 2023, a ser finalizado em 3 de junho de 2024.
O propósito deste Edital de 2024 dá continuidade ao alinhamento entre os objetivos estratégicos da Universidade e o atendimento às demandas dos editores de revistas credenciadas no referido Programa.
Objetivo do Edital
O objetivo é apoiar financeiramente propostas que tenham como meta o aperfeiçoamento editorial e de conteúdo, a visibilidade e o impacto social e científico, além da profissionalização e internacionalização dos periódicos da USP oficialmente reconhecidos pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP e credenciados no referido Programa.
Período de Submissão de Propostas
As propostas deverão ser encaminhadas por meio de formulário online que estará disponível aos proponentes a partir das 8 horas da manhã do dia 8 de abril de 2024 até às 23h59 horas do dia 8 de maio de 2024.
Itens de Serviço Apoiados
Somente serão apoiados os itens de serviços descritos no item 3 (três) deste Edital. Os recursos recebidos não poderão ser remanejados para outros grupos orçamentários.
Condições para a Submissão de Propostas
Poderão apresentar solicitações de apoio financeiro todos os periódicos editados oficialmente pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP credenciados no Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo, excetuando-se aqueles publicados por discentes.
Requisitos
Somente serão analisadas as propostas de periódicos que atenderem aos seguintes requisitos:
O não atendimento a qualquer um dos critérios indicados acima inviabilizará a aceitação da submissão da proposta.
Serviços contemplados
Somente serão financiados os seguintes itens de serviço:
a) Diagramação;
b) Editoração;
c) Marcação XML compatível com o padrão adotado no Open Journal System – OJS;
d) Tradução;
e) Revisão gramatical;
f) Aquisição de licença de software para diagramação e geração de documentos em PDF;
g) Contratação de 01 (um) monitor e/ou estagiário de graduação pelo período de um ano e carga horária de 20 horas semanais, até o custo anual de R$ 12.000,00;
h) Contratação de 01 (um) monitor e/ou estagiário de pós-graduação pelo período de um ano e carga horária de 20 horas semanais, até o custo anual de R$ 19.200,00;
i) Pagamento de licença de software ScholarOne, desde que a revista esteja indexada na SciELO;
i) Não poderão ser solicitados recursos para impressão e distribuição tais como papel, transporte, placas, tinta, fotolito e demais insumos ou serviços relacionados.
O total dos recursos financeiros destinados ao presente Edital é de R$ 1.700.000,00
Documentação
O proponente será o(a) editor(a) chefe do periódico, que deverá preencher o formulário online com as seguintes informações:
Critérios de Distribuição de Recursos
A distribuição dos recursos será realizada de acordo com os critérios de classificação do periódico, respeitando-se o total dos recursos financeiros destinados ao presente Edital.
Grupo 1 – O periódico deve atender aos requisitos do Edital – Recursos até R$20.000,00;
Grupo 2 – Além de atender aos critérios dos Grupos 1, o periódico deve estar indexado no SciELO ou em indexador internacional de referência para a área de conhecimento – Recursos até R$40.000,00;
Grupo 3 – Além de atender aos critérios dos Grupos 1 e 2, o periódico deve estar indexado na Base Web of Science e/ou Base Scopus – Recursos até R$60.000,00.
Da análise das propostas
As propostas serão analisadas pelo Comitê Científico do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, em reunião a realizar-se na terceira semana de maio de 2024. As propostas recebidas ou encaminhadas fora do prazo e do padrão solicitado não serão consideradas pelo Comitê.
Resultados
Os resultados serão divulgados a partir do dia 20 de maio de 2024, mediante notificação por e-mail ao proponente e ao e-mail oficial do periódico.
É possível solicitar reanálise ao Comitê, apresentando justificativa detalhada, pelo e-mail atendimento@abcd.usp.br até 31 de maio de 2024.
Da Prestação de Contas
A prestação de contas é obrigatória e deverá ser realizada pela Assistência Financeira da Unidade, com a ciência do(a) Editor(a) e do Diretor(a) da Unidade/Órgão e encaminhada para a ABCD pelo e-mail atendimento@abcd.usp.br até o dia 20 de julho de 2025.
A prestação de contas deve conter planilha com a lista por ordem cronológica do(s) documento(s) da(as) despesa(as) e um arquivo PDF único assinado pelo Setor Financeiro da unidade, com os seguintes documentos:
Caso haja saldo residual, é obrigatório que este seja retornado à ABCD, por meio de remanejamento para o Grupo Orçamentário 069.010, enviando cópia digital do documento para o e-mail supracitado.
Esclarece-se ainda que o Edital 2023 e sua prestação de contas está desvinculado do Edital 2024.
A não prestação de contas do apoio obtido por meio deste Edital, assim como o não remanejamento do eventual saldo residual à ABCD no prazo informado, inviabilizará a participação do proponente em editais futuros.
O Comitê Científico reserva-se o direito de deliberar sobre os casos omissos no presente Edital.
São Paulo, 08 de abril de 2024
Comitê Científico do
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP
2022-2024
Prof. Dr. Paulo Martins (Presidente do Comitê Científico) – ABCD/FFLCH/USP
Prof. Dr. Alexandre Kawano – EP/USP (Titular)
Profa. Dra. Maria Bernadete A. Varesche – EESC/USP (Suplente)
Prof. Dr. Thiago Regis Longo da Paixão – IQ/USP (Titular)
Prof. Dr. Carlos Pelleschi Taborda – ICB/USP (Suplente)
Prof. Dr. Gilberto Fernando Xavier – IB/USP (Titular)
Profa. Dra. Marcia Couto – FM/USP (Suplente)
Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Monaco – FD/USP (Titular)
Profa. Dra. Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos – ECA/USP (Suplente)
Profa. Dra. Laura Moutinho – FFLCH/USP (Titular)
Prof. Dr. João Angelo Oliva Neto – FFLCH/USP (Suplente)
Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari – FFLH/USP (Titular)
Bibliotecário Anderson de Santana – IGc/USP (Suplente)
Bibliotecária Dra. Elisabeth Adriana Dudziak (Coordenação Executiva do Portal de Revistas USP) – ABCD/USP
EDITAL 2023 – EDITAL 2022 – EDITAL 2021 – EDITAL 2020 – EDITAL 2019 – EDITAL 2018 – EDITAL 2017 – EDITAL 2016 – EDITAL 2015 –EDITAL 2014 – EDITAL 2013