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EDITAL 2025

Universidade de São Paulo
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP

Preâmbulo

O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo abre inscrições para o Edital 2025 de publicação dos periódicos da USP, em caráter excepcional, uma vez que ainda se encontra em andamento o Edital 2024, a ser finalizado em 20 de julho de 2025.

O propósito deste Edital de 2025 dá continuidade ao alinhamento entre os objetivos estratégicos da Universidade e o atendimento às demandas dos editores de revistas credenciadas no referido Programa.

Objetivo do Edital

O objetivo é apoiar financeiramente propostas que tenham como meta o aperfeiçoamento editorial e de conteúdo, a visibilidade e o impacto social e científico, além da profissionalização e internacionalização dos periódicos da USP oficialmente reconhecidos pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP e credenciados no referido Programa.

Período de Submissão de Propostas

As propostas deverão ser encaminhadas por meio de formulário online que estará disponível aos proponentes a partir das 8h00 do dia 15 de maio de 2025 até às 23h59 do dia 10 de junho de 2025.

Itens de Serviços Apoiados

Somente serão apoiados os itens de serviços descritos no item 3 (três) deste Edital. Os recursos recebidos não poderão ser remanejados para outros grupos orçamentários.

Condições para a Submissão de Propostas

Poderão apresentar solicitações de apoio financeiro todos os periódicos editados oficialmente pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP credenciados no Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo, excetuando-se aqueles publicados por discentes.

Requisitos       

Somente serão analisadas as propostas de periódicos que atenderem aos seguintes requisitos:

  1. Estar em dia com a prestação de contas de recursos recebidos da ABCD, exceto para aquelas revistas que receberam recursos mediante o Edital 2024, cujo prazo final para a prestação de contas é 20 de julho de 2025;
  2. Possuir periodicidade regular, com edições atualizadas 2025 e submissões abertas;
  3. Demonstrar, por meio das edições publicadas no website do periódico, a adoção de metadados e itens editoriais padronizados, de acordo com as regras da Coordenação do Portal de Revistas da USP disponíveis em:  https://www.revistas.usp.br/wp/?page_id=2563;
  4. Possuir e utilizar efetivamente e-mail institucional @usp.br em nome do periódico;
  5. Possuir corpo editorial contendo ao menos dois editores afiliados a instituições nacionais externas à USP e um editor afiliado a uma instituição estrangeira;
  6. Possuir ao menos cinco avaliadores afiliados a instituições nacionais externas à USP e pelo menos dois avaliadores afiliados a instituições estrangeiras;
  7. Possuir 30% ou mais dos membros do Comitê / Conselho Editorial e/ou dos avaliadores/pareceristas do gênero feminino;
  8. Apresentar na página (website) do periódico texto referente à política de direitos autorais, ética e antiplágio, conflito de interesses e condições de uso de IA (Inteligência Artificial), com base nas respectivas diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE) quanto à ética e plágio e quanto à declaração de posição sobre IA;
  9. Utilizar o software de prevenção de plágio para revistas Similarity Check Crossref iThenticate (ferramenta disponível pela ABCD);
  10. Possuir registro no Directory of Open Access Journals (DOAJ). Não serão aceitos comprovantes de pedidos de registro no DOAJ;
  11. Apresentar na página (website) do periódico/revista o tipo de Licença Creative Commons adotado;
  12. Estar indexada em ao menos duas bases indexadoras internacionais concernentes à área de conhecimento, além do DOAJ;
  13. Manter atualizadas suas edições no Portal de Revistas da USP com todos os metadados necessários registrados, ainda que o website principal da revista seja mantido em outro website;
  14. Inexistir taxa de publicação de artigos (em inglês Article Processing Charge – APC);
  15. Inexistir acordo comercial com editoras.

O não atendimento a qualquer um dos critérios indicados acima inviabilizará a aceitação da submissão da proposta.

Serviços contemplados

Somente serão financiados os seguintes itens de serviço:

a) Diagramação;

b) Editoração;

c) Marcação XML compatível com o padrão adotado no Open Journal System – OJS;

d) Tradução;

e) Revisão gramatical;

f) Aquisição de licença de software para diagramação e geração de documentos em PDF;

g) Contratação de 01 (um) monitor e/ou estagiário de graduação pelo período de um ano e carga horária de 20 horas semanais, até o valor anual estabelecido pelas normas da USP;

h) Contratação de 01 (um) monitor e/ou estagiário de pós-graduação pelo período de um ano e carga horária de 20 horas semanais, até o valor anual estabelecido pelas normas da USP;

i) Não poderão ser solicitados recursos para impressão e distribuição tais como papel, transporte, placas, tinta, fotolito e demais insumos ou serviços relacionados.

O total dos recursos financeiros destinados ao presente Edital é de R$ 1.300.000,00

Documentação

O proponente será o(a) editor(a) chefe do periódico, que deverá preencher o formulário online com as seguintes informações:

  1. Título completo do periódico; ISSN (e/ou e-ISSN); URL – link da página (website) principal do periódico; e-mail institucional de contato; periodicidade; Unidade de vínculo do periódico; nome completo do proponente e-mail de contato, que deve ser o editor chefe;
  2. Classificação no Sistema Qualis no último quadriênio (2013-2016) ou outro que venha a se sobrepor, com identificação da área de conhecimento principal correspondente;
  3. Identificação dos links (URLs) específicos das bases de dados onde o periódico está indexado e/ou resumido, incluindo o link do periódico no DOAJ;
  4. Documento anexado ao formulário contendo a lista de membros (nome, filiação e país) do Conselho / Comitê, lista de dez avaliadores (nome, filiação e país) e Equipe Editorial (nome, função e vínculo);
  5. Itens de serviço solicitados e valores, bem como o valor total de recursos financeiros solicitados.

Critérios de Distribuição de Recursos

A distribuição dos recursos será realizada de acordo com os critérios de classificação do periódico, respeitando-se o total dos recursos financeiros destinados ao presente Edital.

Grupo 1 – O periódico deve atender aos requisitos do Edital – Recursos até R$ 20.000,00;

Grupo 2 – Além de atender aos critérios dos Grupos 1, o periódico deve estar indexado no SciELO ou em indexador internacional de referência para a área específica de conhecimento – Recursos até R$ 40.000,00;

Grupo 3 – Além de atender aos critérios dos Grupos 1 e 2, o periódico deve estar indexado na Base Web of Science e/ou Base Scopus – Recursos até R$ 60.000,00.

Da análise das propostas

As propostas serão analisadas pelo Comitê Científico do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, em reunião a realizar-se na terceira semana de junho de 2025. As propostas recebidas ou encaminhadas fora do prazo e do padrão solicitado não serão consideradas pelo Comitê.

Resultados

Os resultados serão divulgados a partir do dia 26 de junho de 2025, mediante notificação por e-mail ao proponente e ao e-mail oficial do periódico.

É possível solicitar reanálise ao Comitê apresentando justificativa detalhada pelo email atendimento@abcd.usp.br até 03 de julho de 2025.

Da Prestação de Contas

A prestação de contas é obrigatória e deverá ser realizada pela Assistência Financeira da Unidade, com a ciência do(a) Editor(a) e do Diretor(a) da Unidade/Órgão e encaminhada para a ABCD pelo e-mail: atendimento@abcd.usp.br até o dia 15 de julho de 2026.

A prestação de contas deve conter planilha com a lista por ordem cronológica do(s) documento(s) da(as) despesa(as) e um arquivo PDF único assinado pelo Setor Financeiro da unidade, com os seguintes documentos:

  1. notas de empenho,
  2. notas fiscais eletrônicas do prestador de serviços,
  3. notas de pagamento,
  4. notas de liquidação de despesa,
  5. demonstrativo anual de pagamentos, caso ocorra a contratação de monitor.

Caso haja saldo residual, é obrigatório que este seja retornado à ABCD, por meio de remanejamento para o Grupo Orçamentário 069.010, enviando cópia digital do documento para o e-mail supracitado.

Esclarece-se ainda que o Edital 2024 e sua prestação de contas está desvinculado do Edital 2025.

A não prestação de contas do apoio obtido por meio deste Edital, assim como o não remanejamento do eventual saldo residual à ABCD no prazo informado, inviabilizará a participação do proponente em editais futuros.

O Comitê Científico reserva-se o direito de deliberar sobre os casos omissos no presente Edital.

São Paulo, 14 de maio de 2025

 Comitê Científico do
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP

2024-2026

Prof. Dr. Paulo Martins (Presidente do Comitê Científico) – ABCD/FFLCH/USP

Prof. Dr. Alexandre Kawano – EP/USP (Titular)
Profa. Dra. Maria Bernadete A. Varesche – EESC/USP (Suplente)

Prof. Dr. Thiago Regis Longo da Paixão – IQ/USP (Titular)
Prof. Dr. Carlos Pelleschi Taborda – ICB/USP (Suplente)

Prof. Dr. Gilberto Fernando Xavier – IB/USP (Titular)
Profa. Dra. Marcia Couto – FM/USP (Suplente)

Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Monaco – FD/USP (Titular)
Profa. Dra. Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos – ECA/USP (Suplente)

Profa. Dra. Laura Moutinho – FFLCH/USP (Titular)
Prof. Dr. João Angelo Oliva Neto – FFLCH/USP (Suplente)

Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari – FFLH/USP (Titular)
Bibliotecário Anderson de Santana – IGc/USP (Suplente)

Bibliotecária Dra. Elisabeth Adriana Dudziak (Coordenação Executiva do Portal de Revistas USP) – ABCD/USP

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