Artigo publicado na Revista de Turismo em Análise e disponível no Portal de Revistas da USP discute o conceito de turista segundo a perspectiva dos gestores de destinos turísticos brasileiros.
Especificamente, pretende compreender como esses gestores entendem os diferentes aspectos que definem um turista, como a duração da viagem e da estadia, a realização de pernoite, o entorno habitual do viajante e a motivação da viagem.
Os conceitos de turismo e turista ainda não encontram consenso nos debates da área.
Historicamente, a palavra turismo esteve associada a viagens de lazer e com propósitos educacionais. Posteriormente, o termo passou a abranger também viagens de negócios, visitas familiares, viagens motivadas por saúde ou religião, entre outras.
Outros elementos relevantes para a definição de turismo têm sido objeto de discussão, incluindo a distância entre a residência e o destino, a frequência e a duração das viagens. Atualmente, a polissemia dificulta a comunicação e gera situações problemáticas.
Os resultados indicam perspectivas divergentes sobre o conceito de turista e as motivações de viagem que podem ou não ser consideradas turísticas.
De maneira geral, há uma tendência de classificar como turista aqueles cujas viagens causam impactos relevantes no destino, seguindo a evolução do conceito ao longo do século XX. A busca por uma padronização do significado atribuído aos termos continua sendo um desafio para uma conceituação mais clara e efetiva.
Leia o artigo na íntegra para saber mais:
SANTOS JUNIOR, João José dos; FONSECA, Cecília Galvão; CANDIDO, Débora Regina Campos; SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. O que Define um Turista? Da teoria à compreensão dos gestores de destinos. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 35, p. 1–15, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v35p1-15. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/214646 Acesso em: 26 ago. 2024.