Acompanhamento de processos de criação: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i2p27-39Palavras-chave:
Processo de criação, Crítica de processo, Acompanhamento.Resumo
O objetivo deste artigo é propor algumas reflexões sobre a metodologia de pesquisa no acompanhamento de processos cênicos, no âmbito dos estudos sobre processo de criação. É apresentado um histórico do desenvolvimento de tais pesquisas, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que passaram a oferecer uma abordagem crítica de processo para a produção artística. De modo mais específico, são apresentados alguns possíveis propósitos, contextos de acompanhamentos e formas de registros das observações, a partir de alguns exemplos. E por fim são propostos alguns caminhos, diante dos questionamentos relativos à fundamentação teórica.
Downloads
Referências
ARRIGONI, R. O. B. O espaço comunicativo no teatro do Satyros: o ator e o espectador. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006.
COLAPIETRO, V. M. Peirce e a abordagem do self: uma perspectiva semiótica sobre a subjetividade humana. São Paulo: Intermeios, 2014.
LORD, J. Um retrato de Giacometti. Tradução Célia Euvaldo. São Paulo: Iluminuras, 1998.
LOTMAN, I. La semiosfera II: semiótica de la cultura, del texto, de la conducta y del espacio. Selección y traducción Desiderio Navarro. Madrid: Cátedra, 1998.
MORIN, E. O método 4: as ideias – habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulinas, 1998.
MUSSO, P. A filosofia da rede. In: PARENTE, A. (org.) Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2004. p. 17-38.
PEIRCE, C. S. Collected papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1931-1935. 8 v.
SALLES, C. A. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006.
______. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3. ed. São Paulo: Educ, 2008.
______. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5. ed. São Paulo: Intermeios, 2011.
______. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
TOLEDO, A. M. Novas configurações da direção teatral. 2011. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2011.
VILLAS BOAS, M. Aspectos comunicacionais dos processos coletivos: um estudo de caso na dança. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.