Reverberações dramatúrgicas: técnica Klauss Vianna – princípios mediadores do processo criativo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i2p90-102Palavras-chave:
Técnica Klauss Vianna, dramaturgia, processo criativoResumo
Este texto propõe que a dramaturgia se constrói das relações entre ler e perguntar em um processo mediado pelos princípios que sustentam uma técnica, levando em consideração a não separação de um pensamento de corpo/mundo. A partir da técnica Klauss Vianna e da Teoria Corpomídia, articula como metodologia o diálogo entre a tríade: criação de procedimentos, estado de presença e pergunta.
Downloads
Referências
BRASIL, A. C. C. A. Dança e imaginação. 2014. 246 f. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
HERCÓLES, R. M. Formas de comunicação do corpo – novas cartas sobre a dança. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
______. A não representação do movimento. In: RENGEL, L.; THRALL, K. (orgs.). Coleção corpo em cena. v. 2. São Paulo: Anadarco, 2011. p. 11-32.
KATZ, H. Método e técnica: faces complementares do aprendizado em dança. In: SALDANHA, S. (org.). Angel Vianna, sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: Funarte, 2009. p. 26-32.
LEPECKI, A. Planos de composição. In: GREINER, C.; ESPÍRITO SANTO, C.; SOBRAL, S. (orgs.). Cartografia: Rumos Itaú Cultural Dança 2009-2010. São Paulo: Itaú Cultural, 2010.
MILLER, J. A escuta do corpo – sistematização da técnica Klauss Vianna. 2. ed. São Paulo: Summus, 2007.
______. Qual é o corpo que dança?: Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
NEVES, N. A técnica como dispositivo de controle do Corpomídia. 2010. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
SALLES, Cecília Almeida. Redes de criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006.
VIANNA, K. A dança. 6. ed. São Paulo: Summus, 2005.
VIEIRA, J. A. Ciência: formas de conhecimento. Fortaleza: Expressão, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista aSPAs
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.