Reverberações dramatúrgicas: técnica Klauss Vianna – princípios mediadores do processo criativo

Autores

  • Valquiria Moura Vieira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i2p90-102

Palavras-chave:

Técnica Klauss Vianna, dramaturgia, processo criativo

Resumo

Este texto propõe que a dramaturgia se constrói das relações entre ler e perguntar em um processo mediado pelos princípios que sustentam uma técnica, levando em consideração a não separação de um pensamento de corpo/mundo. A partir da técnica Klauss Vianna e da Teoria Corpomídia, articula como metodologia o diálogo entre a tríade: criação de procedimentos, estado de presença e pergunta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valquiria Moura Vieira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Artista de dança e teatro, fundadora da Cia. Corpocena e analista sênior do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo. Especialista em Técnica Klauss Vianna pela PUC-SP. Graduada em comunicação das artes do corpo pela PUC-SP.

Referências

BRASIL, A. C. C. A. Dança e imaginação. 2014. 246 f. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

HERCÓLES, R. M. Formas de comunicação do corpo – novas cartas sobre a dança. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

______. A não representação do movimento. In: RENGEL, L.; THRALL, K. (orgs.). Coleção corpo em cena. v. 2. São Paulo: Anadarco, 2011. p. 11-32.

KATZ, H. Método e técnica: faces complementares do aprendizado em dança. In: SALDANHA, S. (org.). Angel Vianna, sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: Funarte, 2009. p. 26-32.

LEPECKI, A. Planos de composição. In: GREINER, C.; ESPÍRITO SANTO, C.; SOBRAL, S. (orgs.). Cartografia: Rumos Itaú Cultural Dança 2009-2010. São Paulo: Itaú Cultural, 2010.

MILLER, J. A escuta do corpo – sistematização da técnica Klauss Vianna. 2. ed. São Paulo: Summus, 2007.

______. Qual é o corpo que dança?: Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

NEVES, N. A técnica como dispositivo de controle do Corpomídia. 2010. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

SALLES, Cecília Almeida. Redes de criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006.

VIANNA, K. A dança. 6. ed. São Paulo: Summus, 2005.

VIEIRA, J. A. Ciência: formas de conhecimento. Fortaleza: Expressão, 2007.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Vieira, V. M. (2015). Reverberações dramatúrgicas: técnica Klauss Vianna – princípios mediadores do processo criativo. Revista Aspas, 5(2), 90-102. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i2p90-102