Submissões
Para compor cada edição, a Revista Aspas recebe colaborações de pessoas pesquisadoras, sejam elas mestres ou doutoras, ou que estejam matriculadas em cursos de pós-graduação, tanto no nível de mestrado quanto de doutorado. Pessoas matriculadas em graduações podem enviar colaborações, desde que estas sejam assinadas em conjunto com pessoas docentes mestres ou doutoras.
Todas as submissões devem conter resumos em português, espanhol e inglês. O texto do corpo deve estar em português.
A avaliação é feita pela baliza dos critérios estabelecidos quanto a formato, normalização, adequação ao tema da edição, relevância e originalidade. No caso de artigos acadêmicos, as proposições são avaliadas pela modalidade duplo-cego.
Eventualmente, a revista pode receber colaborações de pessoas artistas e ou profissionais relacionadas às Artes da Cena, cujos trabalhos apresentem relevância ao tema proposto pela edição da revista, situação que deve contar com a anuência do Núcleo de Edição responsável pelo número.
Normas editoriais
1) O cabeçalho deve conter:
- a) Título do trabalho em português, inglês e espanhol, necessariamente nessa ordem, separados por uma linha. Todos os 3 (três) títulos são obrigatórios;
2) Resumos em português, inglês e espanhol, necessariamente nessa ordem, separados por uma linha. Todos os 3 (três) resumos são obrigatórios:
- a) Devem conter entre 5 e 10 linhas, fonte Times New Roman, 12, espaçamento simples.
- b) No resumo deve ser apresentado: proposta geral da pesquisa, quadro teórico, objetivos e metodologia.
3) Palavras-chaves:
- a) De 3 a 5;
- b) Devem ser inseridas abaixo de seus respectivos resumos, separadas por vírgula.
4) O texto completo.
Todos os textos deverão ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Deverão ser enviados no formato doc até 2 Mb e ter entre 16000 e 24000 caracteres com espaço (contar apenas o corpo do texto, sem título, resumo e referências). (O texto pode ser em uma das 3 línguas da revista: português, inglês ou espanhol. Encorajamos os autores a escrever textos bilíngues, por exemplo inglês e português)
5) Bibliografia: deve seguir as normas da ABNT NBR 6023/2002, lembrando que o título deve ser colocado em destaque com a utilização de negrito. Caso o documento citado possua DOI é obrigatório que ele seja informado.
6) Notas explicativas de rodapé serão aceitas desde que sejam imprescindíveis e breves. Devem ser numeradas com algarismos arábicos, fonte Times New Roman, tamanho 10 e digitadas com espaçamento simples.
7) As citações no corpo do texto superiores a 3 linhas devem ser digitadas com espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 10 e com recuo de 4 cm da margem, conforme ABNT NBR 10520/2002.
8) É obrigatória a utilização do sistema Autor-Data para todas as citações (AUTOR, 1900, p.1).
9) Configurações Gerais
- a) Página A4;
- b) Margens Superior e Inferior 3cm;
- c) Margens laterais 2 cm;
- d) Uso de “aspas duplas” somente para citação no corpo do texto;
- e) Uso de itálico para termos estrangeiros e títulos de livro e periódicos;
- f) Uso de negrito para destaque no texto.
- g) Urls informadas no texto por meio de hiperlink;
- h) Imagens, gráficos e tabelas no corpo do texto (com os devidos créditos).
10) Caso os artigos incluam fotos, desenhos ou materiais gráficos da autoria de terceiros, é indispensável carta de autorização. O material deverá vir acompanhado de legendas de identificação. O material gráfico deve ser reduzido ao mínimo indispensável, em formato JPG e com resolução de 300 dpi e tamanho de 725X500 pixels.
No caso de envio de mídias, seguir os padrões:
- a) Imagens: resolução de 300 a 600 dpi e tamanho de 725X500 pixels;
- b) Vídeos: até 15 min, enviar link do youtube;
- c) Arquivos de áudio: no formato mp3 e duração máxima de 15 minutos e arquivo no tamanho máximo de 2 Mb.
11) O envio do artigo original implica na autorização para publicação segundo o conceito de Creative Commons 4.0 e será publicada na revista digital.
12) Os autores mantêm os direitos autorais, concedendo à revista o direito de primeira publicação. Os trabalhos são licenciados sob Licença Creative Commons (CC BY). Após a publicação, os autores permanecem com os direitos autorais e podem republicar o texto, sob condição de notificar a revista e citar a publicação original.
13) O autor se responsabiliza pelo texto aprovado e publicado - inclusive do ponto de vista ético, sendo seu único responsável judicial por sua autoria. Assim, o autor deve arcar com qualquer acusação de plágio ou cópia autoral que possa advir. A ocorrência de plágio implica em exclusão imediata do sistema da revista. A política anti plágio da Revista envolve o software de verificação Turnitin.
14) Para garantir a integridade da avaliação duplo-cega, todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades das pessoas autoras e avaliadoras sejam conhecidas uma à outra. Portanto, as pessoas autoras devem garantir que:
- Todas as menções à autoria no corpo do texto, nas referências e nas notas devem ser substituídas por "Autor(a)" e o respectivo ano.
- A identificação não apareça nas propriedades do arquivo.
Clique aqui para baixar o modelo com a formatação correta
Condições para submissão
Os artigos e demais colaborações, como entrevistas e críticas, devem estar em consonância com a proposta temática do número da revista e com as suas diretrizes editoriais.
Cada pessoa colaboradora pode apresentar apenas uma contribuição por número. Não é permitida a publicação de colaborações de mesma autoria em números consecutivos da revista.
As colaborações submetidas devem ser inéditas, não sendo aceitos inclusive capítulos de livros. Ao autorizar a publicação, a pessoa autora ou coautora confere à Revista Aspas o direito de publicação inédita.
O retorno ao texto submetido só será feito quando o mesmo for enviado a pareceristas. Caso o texto não passe pela primeira triagem, a Revista Aspas não se compromete com o envio de um parecer ou retorno.
Processo de avaliação pelos pares
A publicação dos artigos, enviados de acordo com os critérios da revista, são submetidos à avaliação de dois pareceristas, seguindo o sistema duplo-cego: os revisores desconhecem nomes ou afiliações dos autores; e as avaliações dos revisores são encaminhadas aos autores sem a identificação dos mesmos, ao longo do texto e sem metadados.
Os pareceristas são profissionais de reconhecida formação e experiência, que possuem estudos, pesquisas e/ou publicações na área de Artes Cênicas, preferencialmente doutores. O grupo é formado por meio de cadastro e/ou convite do corpo editorial da revista.
Os artigos são enviados aos pareceristas pela equipe editorial responsável pelo número.
Os artigos podem ser aceitos sem alterações; aceitos com sugestões de alterações; ou recusados.
Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado.
Cabe ao Núcleo de Edição deliberar a respeito da oportunidade de convidar pessoas autoras nacionais ou internacionais para publicação e compartilhar essa informação com a Equipe Editorial.
Os conteúdos publicados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores.
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
Seções da Revista Aspas
As seções Editorial e Artigos são fixas e as demais variam conforme a abordagem do dossiê temático de cada número da Revista Aspas.
Suas seções são assim delineadas:
- Editorial: texto elaborado por pessoas integrantes do Núcleo de Edição com argumentos que exponham as ambições e linhas de força norteadoras daquele número.
- Artigos: textos de natureza científica que discutam ideias, metodologias, técnicas, procedimentos, processos ou resultados no campo expandido das Artes Cênicas, sempre em diálogo com o tema proposto pelo dossiê, de maneira que cada edição mostre um recorte do que está sendo produzido pela comunidade acadêmica.
- Crítica: textos que examinem com argúcia trabalhos em Artes Cênicas, ponderam o contexto histórico, as informações relevantes e os percursos da criação e das equipes artísticas e técnicas, sempre que possível conectando o objeto de análise a outras linguagens e pensamentos.
- Entrevista: textos na forma de diálogos aprofundados junto a pessoas pesquisadoras, pensadoras e artistas no cenário das Artes Cênicas que aportam ângulos inspiradores em sintonia com o tema da edição.
- Resenha: textos acerca de livros recém-publicados, com vistas a uma escrita atenta aos aspectos estruturais da obra, às características de linguagem, à perspectiva histórica, à trajetória de quem escreveu e à contribuição intelectual ou artística no conjunto.
- Forma livre: conteúdos textuais, imagéticos e/ou sonoros afeitos ao mote da edição e dispostos em diferentes suportes ou plataformas, acessados a partir da publicação digital (a exemplos de link ou código QR), sendo elaborados em dramaturgia, caderno de pesquisa, vídeo, série fotográfica, relatos de campo, etc.
Declaração de direito autoral
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista aSPAs mencionar a referida publicação da seguinte forma: "Este artigo foi publicado originalmente pela Revista aSPAs em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas "
Declaração de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.