Grupo Globo and the restrictions on the autonomy of CBN radio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.159092Keywords:
Journalism, Autonomy, Grupo Globo, Privatizations of knowledgeAbstract
The radio station Central Brasileira de Notícias (CBN), in its first ten years of existence, left a state of relative editorial independence and became part of Grupo Globo. The business organization perceived the previous influence of the station in the politics and economy of the country and decided to adapt it to the corporate policy of the group. Profit was another main factor for the changes in the station in that period. For this article, interviews were conducted with professionals who worked during these years on CBN in head positions. Bibliography was used as theoretical framework, mainly that of authors César Bolaño and Valério Brittos.
Downloads
References
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BOLAÑO, C.; BRITTOS, V. A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo: Paulus, 2007.
BREED, W. O controle social da redação. In: TRAQUINA, N. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993. p. 152-166.
BRITTOS, V.; GASTALDO, E. Mídia, poder e controle social. Alceu, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 121-133, 2006. Disponível em: https://bit.ly/3eqnKYC. Acesso em: 29 jun. 2018.
BUCCI, E. A rádio que toca o Brasil. In: TAVARES, M. Manual de redação da CBN. São Paulo: Globo, 2011. p. 11-17.
CAMPOS, R. De patinho feio a cisne para anunciantes. In: TAVARES, M.; FARIA, G. (Org.). CBN, a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006. p. 56-61.
FERRARETTO, L. A. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.
GASPARI, E. A ditadura escancarada. São Paulo. Companhia das Letras. 2002.
KUNCZIK, Michael. Conceitos de jornalismo. São Paulo: Edusp, 2002.
LEITÃO, M. Economia instantânea. In: TAVARES, M.; FARIA, G. (Org.). CBN, a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006. p. 90-101.
MARINHO, J. R. Rádio como exercício de cidadania. In: TAVARES, M.; FARIA, G. (Org.). CBN a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006. p. 14-18.
MEDITSCH, E. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular: Editora da UFSC, 2001.
SILVEIRA, M. (Org.). Manual de redação do Sistema Globo de Rádio. Rio de Janeiro: Globo, 1997.
SOLOSKI, J. O jornalismo e o profissionalismo: alguns constrangimentos no trabalho jornalístico. In: TRAQUINA, N. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993.
TAVARES, M. Manual de Redação da CBN. São Paulo: Globo, 2011.
TAVARES, M. Ingredientes de uma receita que deu certo. In: TAVARES, M.;
FARIA, G. (Org.). CBN, a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006. p. 90-101.
TAVARES, M.; FARIA, G. (Org.). CBN, a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006.
WOLF, M. O newsmaking: critérios de importância e noticiabilidade. In: WOLF, M. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 2003. p. 177-252.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.