O O Grupo Globo e as restrições à autonomia da rádio CBN
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.159092Palavras-chave:
Radiojornalismo, Autonomia, Grupo Globo, Privatização do conhecimentoResumo
A Central Brasileira de Notícias (CBN), em seus primeiros dez anos de vida, saiu de uma relativa autonomia editorial para a tutela do Grupo Globo. A organização empresarial percebeu a influência que a emissora passou a ter na política e na economia do país e decidiu adequá-la à política empresarial do grupo. O lucro foi outro fator preponderante para as mudanças na emissora nesse período. Para este artigo foram feitas entrevistas com profissionais que trabalharam durante esses anos na emissora em cargos de comando. Além disso, foi utilizada bibliografia para o embasamento teórico, com destaque para César Bolaño e Valério Brittos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BOLAÑO, C.; BRITTOS, V. A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo: Paulus, 2007.
BREED, W. O controle social da redação. In: TRAQUINA, N. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993. p. 152-166.
BRITTOS, V.; GASTALDO, E. Mídia, poder e controle social. Alceu, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 121-133, 2006. Disponível em: https://bit.ly/3eqnKYC. Acesso em: 29 jun. 2018.
BUCCI, E. A rádio que toca o Brasil. In: TAVARES, M. Manual de redação da CBN. São Paulo: Globo, 2011. p. 11-17.
CAMPOS, R. De patinho feio a cisne para anunciantes. In: TAVARES, M.; FARIA, G. (Org.). CBN, a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006. p. 56-61.
FERRARETTO, L. A. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.
GASPARI, E. A ditadura escancarada. São Paulo. Companhia das Letras. 2002.
KUNCZIK, Michael. Conceitos de jornalismo. São Paulo: Edusp, 2002.
LEITÃO, M. Economia instantânea. In: TAVARES, M.; FARIA, G. (Org.). CBN, a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006. p. 90-101.
MARINHO, J. R. Rádio como exercício de cidadania. In: TAVARES, M.; FARIA, G. (Org.). CBN a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006. p. 14-18.
MEDITSCH, E. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular: Editora da UFSC, 2001.
SILVEIRA, M. (Org.). Manual de redação do Sistema Globo de Rádio. Rio de Janeiro: Globo, 1997.
SOLOSKI, J. O jornalismo e o profissionalismo: alguns constrangimentos no trabalho jornalístico. In: TRAQUINA, N. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993.
TAVARES, M. Manual de Redação da CBN. São Paulo: Globo, 2011.
TAVARES, M. Ingredientes de uma receita que deu certo. In: TAVARES, M.;
FARIA, G. (Org.). CBN, a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006. p. 90-101.
TAVARES, M.; FARIA, G. (Org.). CBN, a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006.
WOLF, M. O newsmaking: critérios de importância e noticiabilidade. In: WOLF, M. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 2003. p. 177-252.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.