Arte: estabilidade e ruptura, do modernismo ao zeitgeist da contemporaneidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152554

Palabras clave:

crise, modernismo, pós-modernismo, arte contemporânea, evolon, capitalismo, complexidade, ancestralidade

Resumen

Na arte contemporânea, percepções conflitantes da realidade promovem uma reviravolta no papel da razão na construção do real e da verdade. Nesse contexto, é possível considerar outros balizamentos para o estético e o político, desconstruindo a falsa noção de universalidade fundada em binaridades como: racionalidade e irracionalidade, civilizado e primitivo. O pensamento de autores como Isabelle Stenger, David Harvey, António Damásio, Ellen Dissanayake são considerados neste estudo na fundamentação de uma reflexão sobre a arte contemporânea e a crítica sobre o papel da ciência, tendo em perspectiva o contexto da trajetória histórica do imperialismo e da dominação dos países em desenvolvimento pelas grandes corporações. Assumem evidência, nesse cenário, o capitalismo em crise e o modelo evolutivo do evolon, como ferramenta para análise. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fernando Fogliano, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Fernando Fogliano é pós-doutorando do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O foco da pesquisa é a arte contemporânea, com foco nas artes tecnológicas.

  • Daniel Malva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Daniel Malva é mestrando em Artes no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Integrante do Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa (GIIP) e grupo ciência/Arte/tecnologia (CAT) (certificados pelo Instituto de Artes da Unesp e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq). Foi técnico de laboratório no projeto genoma entre 1998 e 2001 no Departamento de Biotecnologia da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Sua pesquisa busca novas abordagens para seus processos criativos e fotográficos – construindo lentes, criando novos reveladores de filmes, alterando e criando softwares para câmeras digitais. 

  • Melina Furquim, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Maestranda en Procesos y Procedimientos Artísticos - UNESP desde febrero de 2017. Posee graduación en Educación Artística - Hab. Artes Visuales por la Facultad Santa Cecilia (2007) y formación en Artes Plasticas por la Escuela Panamericana de Arte y Diseño (EPA). Actualmente trabaja como profesora en cursos libres y talleres, artista e ilustradora. (En inglés), en el que se analizan los resultados obtenidos en el análisis de los resultados de la investigación. artista virtual. En el caso de los alumnos de la escuela primaria, los alumnos de la escuela primaria y secundaria de la escuela primaria de secundaria, para su producción artística. Investigación, de forma independiente, patrones de complejidad existentes en el mundo a través del diseño y del cuerpo. Su investigación artística dialoga con la biología, la física y la astronomía, además de utilizar métodos orientales de meditación y construcción del gesto para el ritual.

Publicado

2019-05-12

Cómo citar

Fogliano, F., Malva, D., & Furquim, M. (2019). Arte: estabilidade e ruptura, do modernismo ao zeitgeist da contemporaneidade. ARS, 17(35), 59-77. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152554