Teatro menor: crises e potências na intersecção dos processos de gestão, produção e criação artística de um teatro latino-americano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i2p57-80Palabras clave:
teatro menor, atriz-produtora, produção teatralResumen
Este artigo deriva da minha pesquisa de doutorado na qual investigo características de produção e gestão teatral, num contexto latino-americano, de obras, grupos, núcleos e artistas circunscritos no âmbito do que defini como teatro menor, metáfora inspirada nas reflexões de Deleuze e Guattari a respeito da literatura menor. São tomados como referências práticas trabalhos teatrais em que o artista, em especial atores e atrizes, possui também atribuições administrativas, visando questionar as práticas de produção e gestão como processos exclusivamente instrumentais, atentando para suas implicações como meio. Essa mudança de ponto de vista tem como fim a reorganização do ato da produção, sugerindo que a relação existente entre processo criativo e de produção define as práticas ideológicas desse tipo de fazer teatral.
Descargas
Referencias
CANCLINI, N. G. ¿De qué hablamos cuando hablamos de resistencia? Estudios Visuales: Ensayo, teoría y crítica de la cultura visual y el arte contemporâneo, Murcia, n. 7, p. 16-37, dec. 2009.
______. Frida e a industrialização da cultura. Comunicação e Cultura, Lisboa, n. 12, p. 23-28, 2011.
______. La sociedad sin relato: antropología y estética de la inminencia. Madrid: Katz, 2010.
CARREIRA, A. Teatro de grupo: a busca de identidades. Subtexto – Revista de Teatro do Galpão Cine Horto, Belo Horizonte, v. 5, n. 5, p. 11-20, 2008.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: para uma literatura menor. Lisboa: Minuit, 2003.
DIÉGUEZ, I. Escenarios liminales: donde se cruzan el arte y la vida. Buenos Aires: Atuel, 2007.
FERRAZ, S. Prefácio. In: NASCIMENTO, G. Música menor: a avant-garde e as manifestações menores na música contemporânea. São Paulo: Annablume, 2005. p. 13-16.
GARCIA, S. Notas sobre uma metodologia latino-americana. Subtexto – Revista de Teatro do Galpão Cine Horto, Belo Horizonte, v. 5, n. 5, p. 57-64, 2008.
JAMESON, F. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1984.
MENDOZA, T. E. Poder y creación artística en México: un análisis del Fondo Nacional para la Cultura y las Artes (Fonca). Ciudad de Mexico: Universidad Autónoma Metropolitana Azcapotzalco, 2011.
MERCURIO, S. De Banfield a México. Banfield: Sergio Mercurio, 2006. [Peça teatral].
NASCIMENTO, G. Música menor: a avant-garde e as manifestações menores na música contemporânea. São Paulo: Annablume, 2005.
SCHRAIER, G. Laboratorio de producción teatral 1: técnicas de gestión y producción aplicadas a proyectos alternativos. Buenos Aires: Atuel, 2008.
ZAPATA, M. R. O teatro e nossa América. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 259-266, jul. 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista aSPAs

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor se compromete, siempre que publique algún material referente al artículo publicado en la Revistas aSPAs, a mencionar la referida publicación de la siguiente forma:
“Este artículo fue publicado originalmente por la Revista aSPAs en su volumen (colocar el volumen), número (colocar el número), en el año (colocar el año) y puede accederse a él en: http://revistas.usp.br/aspas ”