O teatro do século XVIII no Brasil: das festas públicas às casas de ópera

Autores

  • Mariana Soutto Mayor Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i2p103-110

Palavras-chave:

Teatralidade colonial, teatro brasileiro, festividades, casas de ópera

Resumo

O artigo investiga as novidades teatrais que ocorreram no Brasil colonial durante o século XVIII. Desde o início da colonização houve no Brasil a aclimatação de modelos festivos europeus, mas foi no século XVIII que ocorreu a construção de instituições teatrais conhecidas como casas de ópera, modificando as funções relacionadas ao teatro. O texto aponta questões sobre esses processos de mudanças, considerando as manifestações cênicas que ocorriam anteriormente aos edifícios teatrais pelo viés da teatralidade

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Biografia do Autor

  • Mariana Soutto Mayor, Universidade de São Paulo

    Mestra em artes cênicas pela ECA/USP e professora de história do teatro. É integrante do LITS (Laboratório de Investigação em Teatro e Sociedade), coordenado pelo Prof. Dr. Sérgio de Carvalho. Atua como como dramaturga e atriz.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Mayor, M. S. (2015). O teatro do século XVIII no Brasil: das festas públicas às casas de ópera. Revista Aspas, 5(2), 103-110. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i2p103-110