Haciendo caminos: histórias de Teletandem na formação de professores de espanhol
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i13p78-101Palavras-chave:
Formação de professores de espanhol, Teletandem, Análise de relatos.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir os processos de reflexão sobre a formação inicial de professores de espanhol a partir de histórias vivenciadas por graduandos em Letras/Espanhol, no contexto teletandem. Para o desenvolvimento do estudo, observamos, nos relatos de participantes, alunos egressos do curso, alguns desdobramentos resultantes do desenvolvimento de suas atividades no projeto, tanto nos momentos de interação, quanto em sessões de mediação ou outras tarefas decorrentes. Verificamos como as ações vinculadas a esse contexto constituem-se como espaços de formação profícuos, não apenas no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem da língua, mas também aos processos de reflexão sobre a prática docente e fortalecimento de uma identidade profissional. Desenvolvemos a análise pautada nos pressupostos da pesquisa narrativa e em uma perspectiva intercultural e crítica para a formação de professores.
Downloads
Referências
Benedetti, Ana Mariza. “Teletandem”. In: Mayrink, Monica Ferreira; Albuquerque‑Costa, Heloisa (orgs.). Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais.São Paulo: Humanitas, 2013, 65-92.
Clandinin, D. Jean; Connelly, Michael. Teachers’ professional knowledge landscapes. New York: Teachers College Press, 1995.
Kramsch, Claire. “The symbolic dimensions of the intercultural”. In: Language and Teaching 44 (3), 2011, 354-367.
Mayrink, Monica Ferreira; Albuquerque-Costa, Heloisa. “Formação crítico-reflexiva para professores de línguas em ambiente virtual”. In: Mayrink, Monica Ferreira; Albuquerque-Costa, Heloisa (orgs.). Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas, 2013, 39-63.
Mendes, Edleise (org.). Diálogos interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 2011.
Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe. “Implicações socioculturais do processo de ensino de português para falantes de outras línguas no contexto virtual do Teletandem”. In: Estudos Linguísticos, 42 (2), 2013, 731-742.
Rojo, Roxane; Moura, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
Telles, João A. Teletandem Brasil: comunicação oral e transcultural online em línguas estrangeiras. Projeto temático em elaboração, no prelo.
Telles, João A. (org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes, 2009.
Telles, João A. “Teletandem: uma proposta alternativa no ensino-aprendizagem assistidos por computadores”. In: Telles, Joao A. (org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes, 2009, 41-60.
Telles, João A. “E pesquisa, e? Ah, não quero não, bem! Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a pratica do professor de línguas”. In: Linguagem e ensino 5(2), 2002, 91-116.
Telles, João A.; Vassalo, Maria Luisa. “Foreign language learning in-tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT”. In: The ESPecialist, São Paulo (PUC), 27 (2), 2006, 189-212.
Vigotski, Lev S. A formação social da mente. Tradução de Jose Cipolla Neto. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Zeichner, Ken. “Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades”. In: Educação, Santa Maria, 35 (3), 2010, 479-504.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho, Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos, Rozana Aparecida Lopes Messias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).