Haciendo caminos: histórias de Teletandem na formação de professores de espanhol
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i13p78-101Palabras clave:
Formação de professores de espanhol, Teletandem, análise de relatos.Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir os processos de reflexão sobre a formação inicial de professores de espanhol a partir de histórias vivenciadas por graduandos em Letras/ Espanhol, no contexto teletandem. Para o desenvolvimento do estudo, observamos, nos relatos de participantes, alunos egressos do curso, alguns desdobramentos resultantes do desenvolvimento de suas atividades no projeto, tanto nos momentos de interação, quanto em sessões de mediação ou outras tarefas decorrentes. Verificamos como as ações vinculadas a esse contexto constituem-se como espaços de formação profícuos, não apenas no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem da língua, mas também aos processos de reflexão sobre a prática docente e fortalecimento de uma identidade profissional. Desenvolvemos a análise pautada nos pressupostos da pesquisa narrativa e em uma perspectiva intercultural e crítica para a formação de professores.Descargas
Referencias
Benedetti, Ana Mariza. “Teletandem”. In: Mayrink, Monica Ferreira; Albuquerque‑Costa, Heloisa (orgs.). Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais.São Paulo: Humanitas, 2013, 65-92.
Clandinin, D. Jean; Connelly, Michael. Teachers’ professional knowledge landscapes. New York: Teachers College Press, 1995.
Kramsch, Claire. “The symbolic dimensions of the intercultural”. In: Language and Teaching 44 (3), 2011, 354-367.
Mayrink, Monica Ferreira; Albuquerque-Costa, Heloisa. “Formação crítico-reflexiva para professores de línguas em ambiente virtual”. In: Mayrink, Monica Ferreira; Albuquerque-Costa, Heloisa (orgs.). Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas, 2013, 39-63.
Mendes, Edleise (org.). Diálogos interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 2011.
Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe. “Implicações socioculturais do processo de ensino de português para falantes de outras línguas no contexto virtual do Teletandem”. In: Estudos Linguísticos, 42 (2), 2013, 731-742.
Rojo, Roxane; Moura, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
Telles, João A. Teletandem Brasil: comunicação oral e transcultural online em línguas estrangeiras. Projeto temático em elaboração, no prelo.
Telles, João A. (org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes, 2009.
Telles, João A. “Teletandem: uma proposta alternativa no ensino-aprendizagem assistidos por computadores”. In: Telles, Joao A. (org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes, 2009, 41-60.
Telles, João A. “E pesquisa, e? Ah, não quero não, bem! Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a pratica do professor de línguas”. In: Linguagem e ensino 5(2), 2002, 91-116.
Telles, João A.; Vassalo, Maria Luisa. “Foreign language learning in-tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT”. In: The ESPecialist, São Paulo (PUC), 27 (2), 2006, 189-212.
Vigotski, Lev S. A formação social da mente. Tradução de Jose Cipolla Neto. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Zeichner, Ken. “Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades”. In: Educação, Santa Maria, 35 (3), 2010, 479-504.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho, Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos, Rozana Aparecida Lopes Messias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo una Licencia Creative Commons Attribution que permite a otros compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicarlo en un repositorio institucional o como un capítulo de libro), con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se anima a los autores a publicar y difundir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier punto, antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y las citaciones del trabajo publicado (Véase El Efecto del Acceso Libre).