Diferenças individuais e efeitos de feedback na aquisição de verbos no pretérito em espanhol como L2

Autores/as

  • Elena Ortiz Preuss Universidade Federal de Goiás
  • Wilson José de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Joesileny Batista de Almeida Universidade Federal de Goiás
  • Rhanya Rafaella Rodrigues Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i19p454-481

Palabras clave:

Instrução formal, Feedback implícito, Feedback explícito, Memória de Trabalho, Atenção

Resumen

Este artigo trata de um estudo de observação dos efeitos do feedback no ensino de espanhol como L2 e suas correlações com diferenças individuais na capacidade de memória de trabalho e de atenção dos aprendizes. Os dois grupos de participantes passaram por um período de instrução formal sobre os usos dos pretéritos em espanhol, sendo que cada grupo recebeu um tipo diferente de feedback. Respectivamente, antecederam e procederam à instrução, pré-teste e pós-teste que incluíam três tarefas linguísticas: de julgamento de gramaticalidade, de compreensão frasal e de produção de frases. Houve também testes para medir a capacidade de atenção e de memória de trabalho. Resultados: o grupo que recebeu feedback explícito aumentou seus escores no pós-teste em todas as tarefas e o grupo que recebeu feedback implícito aumentou as médias de julgamento de gramaticalidade e de produção de frases. Houve correlações entre as diferenças individuais e efeitos dos feedback, principalmente entre capacidade de memória de trabalho e desempenho dos participantes.

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Biografía del autor/a

  • Elena Ortiz Preuss, Universidade Federal de Goiás

    Elena Ortiz Preuss é docente do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Wilson José de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

    Estudante de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFG.

  • Joesileny Batista de Almeida, Universidade Federal de Goiás

    Estudante do Curso de Especialização em Ensino de Língua Estrangeira da Faculdade de Letras da UFG.

  • Rhanya Rafaella Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Rhanya Rafaella Rodrigues é docente no Instituto Federal Goiano (Campus Ceres) e Discente do Curso de Doutorado do Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2020-06-24

Cómo citar

PREUSS, Elena Ortiz; OLIVEIRA, Wilson José de; ALMEIDA, Joesileny Batista de; RODRIGUES, Rhanya Rafaella. Diferenças individuais e efeitos de feedback na aquisição de verbos no pretérito em espanhol como L2. Caracol, São Paulo, Brasil, n. 19, p. 454–481, 2020. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.v0i19p454-481. Disponível em: https://revistas.usp.br/caracol/article/view/160981.. Acesso em: 23 nov. 2024.