Algumas compreensões sociofilosóficas da pedagogia freireana em periódicos ibero-americanos de educação

Autores/as

  • Maic Brito da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Jefferson da Silva Santos Universidade Federal de Santa Cantarina
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256304

Palabras clave:

Paulo Freire, Educação libertadora, Fenomenologia, Materialismo histórico-dialético

Resumen

Desde a década de 1960, após a experiência de alfabetização de jovens e adultos em Angicos/RN, que Paulo Freire alcançou reconhecimento internacional com sua proposta educativa emancipadora e humanizadora. Com o objetivo de investigar como os princípios político-pedagógicos freireanos têm sido abordados nas pesquisas em educação de países Ibero-americanos, foi realizado um levantamento bibliográfico no período entre 2007 e 2019, por meio do banco de dados eletrônicos da plataforma Redalyc, considerando apenas periódicos de língua portuguesa e espanhola, localizados em países membros da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), com exceção do Brasil. Ao utilizar a dinâmica da análise textual discursiva, duas categorias de análise foram constituídas: a influência da fenomenologia na pedagogia freireana; e o materialismo histórico-dialético como fundamento da práxis freireana. Destaca-se que a utilização de termos como intencionalidade, consciência, conhecimento e percepção explicitam a influência da fenomenologia nos estudos relacionados à pedagogia freireana, pois são conceitos que viabilizam um entendimento dos fenômenos nas relações sujeitoobjeto. Já conceitos como participação, dialogicidade, problematização, humanização, libertação e transformação social revelam a influência teórico-metodológica do marxismo nos estudos pautados na perspectiva educativa freireana, evidenciando a natureza dialética nas relações dos sujeitos entre si e com o mundo, mediatizados pela realidade material na qual estão inseridos historicamente.

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Publicado

2023-12-22

Cómo citar

Algumas compreensões sociofilosóficas da pedagogia freireana em periódicos ibero-americanos de educação. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e256304. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256304