O museu no ensino de história

Autores/as

  • Regina Celi Frechiani Bitte Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272477por

Palabras clave:

Formação de professores, História, Memória, Museu

Resumen

O artigo objetiva refletir sobre o espaço museal como lócus de formação inicial de professores e sobre ensino e aprendizagem a partir dos estudos de campo realizados no Museu Solar Monjardim. Perseguindo nosso objetivo, procuramos investigar os saberes que os alunos de Pedagogia carregam, em sua formação, como dispositivos desencadeadores de práticas voltadas para os usos dos espaços museais, da memória e do patrimônio, alinhavando sensibilidades e análise crítica sobre suas vivências sociais, materiais e culturais. Na busca por mapear e despertar alternativas que propiciem olhares sensíveis para aspectos histórico-culturais presentes em museus, adotou-se a metodologia qualitativa de pesquisa, pautada na história cultural. Na confecção deste texto, utilizam-se fragmentos dos relatórios apresentados na disciplina de História: Conteúdo e Metodologia, produto dos debates realizados em sala de aula, acerca da observação do espaço museal, além da produção da exposição intitulada Leitura de objetos museais . Tais instrumentos desvelaram ser possível ir além do olhar sensível sobre os objetos sem dispensar o rigor de seu conteúdo. Se, antes, o ato de olhar o objeto, seja no museu, na sala de aula ou na vida cotidiana, era um ato contemplativo ou dentro de uma suposta neutralidade, propusemos, a partir de nossa prática educativa, uma leitura interpretativa, criativa, sensível, com a ampliação do sentido, em um processo de construção que não se restrinja somente a perguntas e respostas, mas que possa partir delas e ir além, atribuindo ao ensino de História uma orientação para a vida prática.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BARBOSA, Ana Mae. Mediação cultural é social. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão (org.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Unesp, 2009. p. 13-22.

BAROM, Wilian Carlos Cipriani; CERRI, Luiz Fernando. O ensino da história a partir da teoria de Jörn Rüsen. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPE, 2011, Maringá. Seminário... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2011. p. 1-9. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2011/pdf/1/006.pdf . Acesso em: 20 abr. 2019.

» http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2011/pdf/1/006.pdf

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Casa Civil, 1988.

BRASIL. Decreto-Lei nº 25, 30 de novembro de 1937: organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Brasília, DF: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0025.htm . Acesso em: 22 dez. 2020.

» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0025.htm

CARVALHO, Maria Cristina; PORTO, Cristina. Crianças e Adultos em museus e centros culturais. In: KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina. (org.). Educação infantil: formação e responsabilidade. Campinas: Papirus, 2013. p. 133-150.

CHAGAS, Mário de Souza. Diabruras do Saci museu, memória, educação e patrimônio. Iphan - Revista Brasileira de Museus e Museologia, Brasília, DF, n. 1, p. 106-146, 2004.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. 243 p.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 80 p.

CURY, Marília Xavier. Exposição: uma linguagem densa, uma linguagem engenhosa. In.: VALENTE, Maria Esther (org.) Museus de ciências e tecnologia. Rio de Janeiro: MAST, 2007. p. 69-76.

FENELON, Déa Ribeiro. Políticas culturais e patrimônio histórico. In: FENELON, Déa Ribeiro (org.). O direito à memória: patrimônio, história e cidadania. São Paulo: DPH, 1992. p. 29-33.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 256 p.

MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Telles Terezinha. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer a arte. São Paulo: FTD, 1998.197 p.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerrra de. A história cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das ciências sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 34, p. 9-24, dez. 1992.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução riscos e ilusões. Ciências; Letras, Porto Alegre, n. 27, p. 91-101, jan./jun. 2000.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O campo do patrimônio cultura: uma revisão de premissas. In: FÓRUM NACIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL, 1., 2009, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: [s. n.], 2009. p. 25-39.

ORIÁ, Ricardo. Memória e ensino de história. In: BITTENCOURT, Circe (org.) O saber histórico na sala de aula. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 128-148.

POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, jun. 1989.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004. 178p.

RELATÓRIO apresentado na disciplina de história conteúdo e metodologia. Vitória: UFES, 2017. Relatório (Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

RELATÓRIO apresentado na disciplina de história conteúdo e metodologia. Vitória: UFES, 2018. Relatório (Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

RELATÓRIO apresentado na disciplina de história conteúdo e metodologia. Vitória: UFES, 2019. Relatório (Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

RÜSEN, Jörn. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UnB, 2007.160p.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: UFPR, 2011. 150 p.

SIMAN, Lana Mara de Castro. Práticas culturais e práticas escolares: aproximações e especificidades no ensino de história. Revista do Laboratório de Ensino de História/UEL, Londrina, v. 9, p. 185-204, out. 2003.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 325 p

Publicado

2024-11-04

Cómo citar