As relações entre o estádio do espelho e os transtornos psicomotores

Auteurs

  • Luís Fernando Barnetche Barth Serviço da Atenção à Criança, Adolescente e Família de Cachoeirinha

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i23p108-129

Mots-clés :

Estádio do espelho, Transtorno psicomotor, Metapsicologia do desenvolvimento, Transtorno específico do desenvolvimento da função motora, Construção de caso

Résumé

No presente artigo, o autor busca estudar as relações entre o conceito psicanalítico de estádio do espelho e o aparecimento de transtornos psicomotores em crianças. O trabalho parte do desenvolvimento motor, tal qual é classicamente concebido pela biologia, até propor uma metapsicologia do desenvolvimento. Esta pesquisa é baseada no tratamento psicanalítico de uma criança portadora de Transtorno Específico do Desenvolvimento da Função Motora, servindo de elemento à construção metapsicológica de caso como forma de apresentação dos achados de uma pesquisa psicanal ítica.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2007-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê: Terapêutica e Estílos da Clínica

Comment citer

Barth, L. F. B. (2007). As relações entre o estádio do espelho e os transtornos psicomotores. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 12(23), 108-129. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i23p108-129