Encontros e diferenças: gêneros, sexualidades e racialidades no fazer científico da geografia. Resenha de SILVA, J. M.; ORNAT, M. J.; CHIMIN JR., A. B. Geografias feministas e das sexualidades: encontros e diferenças
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.148453Palavras-chave:
críticas feministas, corpos, gêneros, sexualidades.Resumo
“Geografias Feministas e das Sexualidades: encontros e diferenças”, organizado pelos geógrafos Joseli Maria Silva (UEPG), Marcio Jose Ornat (UEPG) e Alides Baptista Chimin Junior (Unicentro), é uma obra preciosa à geografia brasileira. Composta por dez artigos, sendo nove traduções anglófonas, a coletânea é fruto de uma decisão de pronunciamento sobre escolhas e escalas espaciais, com o objetivo de produzir uma geografia capaz de trazer sujeitos generificados, sexualizados e racializados para o centro do debate científico.O subtítulo encontros e diferenças está presente tanto no conjunto da obra, quanto nas bases teóricas bem articuladas nos artigos. Publicado em 2016, este livro é parte da produção científica do Grupo de Estudos Territoriais (GETE), formado em 2003, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. O GETE trouxe novas questões para a análise espacial, pautadas no gênero e nas sexualidades, em contraponto às abordagens heteronormativas, confirma Miguel Angelo Ribeiro no prefácio. Além da organização dos artigos proporcionar uma vasta e, sobretudo, consistente aproximação com a diversidade de pesquisas já realizadas no campo das geografias feministas e sexualidades, o primeiro artigo de autoria dos brasileiros organizadores da obra traz à luz discussões muito pertinentes e atuais em “Sobre as desobediências epistemológicas e o testamento intelectual de Milton Santos”.
Downloads
Referências
SILVA, Joseli Maria; ORNAT, Marcio Jose; CHIMINI JR., Alides Baptista. (Orgs) Geografias feministas e das sexualidades: encontros e diferenças. Ponta Grossa/PR: Todapalavra, 2016. 272 p.
ASSIS, J. P. Milton Santos: testamento intelectual. São Paulo: Ed. Unesp, 2004.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. vol. 1: Artes do fazer.
CIRQUEIRA, D. M. Entre o corpo e a teoria: a questão étnico-racial na obra e trajetória socioespacial de Milton Santos. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
CIRQUEIRA, D. M.; RATTS, A. A “questão negra” na trajetória teórica do geógrafo Milton Santos. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS, 16., 2010, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. p. 1-11.
HARVEY, D. Sapces of hope. Los Angeles: University of California Press, 2000.
HARVEY, D. Justice, nature and the geogragrahy of difference. Oxford: Blackwell, 1996.
HARVEY, D. The condition of postmoderity. Oxford: Blackwell, 1989.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Elisabete Farias Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).