Encontros e diferenças: gêneros, sexualidades e racialidades no fazer científico da geografia. Resenha de SILVA, J. M.; ORNAT, M. J.; CHIMIN JR., A. B. Geografias feministas e das sexualidades: encontros e diferenças
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.148453Mots-clés :
críticas feministas, corpos, gêneros, sexualidades.Résumé
“Geografias Feministas e das Sexualidades: encontros e diferenças”, organizado pelos geógrafos Joseli Maria Silva (UEPG), Marcio Jose Ornat (UEPG) e Alides Baptista Chimin Junior (Unicentro), é uma obra preciosa à geografia brasileira. Composta por dez artigos, sendo nove traduções anglófonas, a coletânea é fruto de uma decisão de pronunciamento sobre escolhas e escalas espaciais, com o objetivo de produzir uma geografia capaz de trazer sujeitos generificados, sexualizados e racializados para o centro do debate científico.O subtítulo encontros e diferenças está presente tanto no conjunto da obra, quanto nas bases teóricas bem articuladas nos artigos. Publicado em 2016, este livro é parte da produção científica do Grupo de Estudos Territoriais (GETE), formado em 2003, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. O GETE trouxe novas questões para a análise espacial, pautadas no gênero e nas sexualidades, em contraponto às abordagens heteronormativas, confirma Miguel Angelo Ribeiro no prefácio. Além da organização dos artigos proporcionar uma vasta e, sobretudo, consistente aproximação com a diversidade de pesquisas já realizadas no campo das geografias feministas e sexualidades, o primeiro artigo de autoria dos brasileiros organizadores da obra traz à luz discussões muito pertinentes e atuais em “Sobre as desobediências epistemológicas e o testamento intelectual de Milton Santos”.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
SILVA, Joseli Maria; ORNAT, Marcio Jose; CHIMINI JR., Alides Baptista. (Orgs) Geografias feministas e das sexualidades: encontros e diferenças. Ponta Grossa/PR: Todapalavra, 2016. 272 p.
ASSIS, J. P. Milton Santos: testamento intelectual. São Paulo: Ed. Unesp, 2004.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. vol. 1: Artes do fazer.
CIRQUEIRA, D. M. Entre o corpo e a teoria: a questão étnico-racial na obra e trajetória socioespacial de Milton Santos. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
CIRQUEIRA, D. M.; RATTS, A. A “questão negra” na trajetória teórica do geógrafo Milton Santos. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS, 16., 2010, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. p. 1-11.
HARVEY, D. Sapces of hope. Los Angeles: University of California Press, 2000.
HARVEY, D. Justice, nature and the geogragrahy of difference. Oxford: Blackwell, 1996.
HARVEY, D. The condition of postmoderity. Oxford: Blackwell, 1989.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Elisabete Farias Silva 2019

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).